sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Roland Dumas sobre F. Miterrand (1916-1996)



Não sei se François Miterrand era, no mais íntimo de si, um homem de esquerda, mas sei que posso afirmar que ele se comportou, na política, como um homem de esquerda. O que é que quer dizer ser um homem de esquerda?  Se for ter um cartão do partido comunista ou do partido socialista, isso não basta. Mas o mais importante é a visão do mundo, o seu combate pela melhoria da condição humana: erradicar a pobreza, lutar contra a fome no mundo e para que as crianças sejam todas educadas. Miterrand era um daqueles que pensava que a intervenção do homem era indispensável para rectificar estas grandes injustiças. Ele manteve-se um cristão liberal, um adepto de Ernest Renan e um discípulo de Marc Sangnier e do seu movimento progressista Le Sillon.

Roland Dumas (1922), in Coups et Blessures (pgs. 98/9).

8 comentários:

  1. Totalmente de acordo. Gosto de Mitterrand, apesar de todos os seus defeitos. Toda a gente tem defeitos e qualidades e as suas qualidades e visão do mundo era infindavelmente maiores que os defeitos que tinha. A França e a Europa estariam bem melhor se ele andasse por cá.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma caracterização pessoal e humana, por quem conheceu Miterrand de perto - Roland Dumas. E parece-me justa.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. De todos os políticos que "conheci" François Mitterrand é o que mais admiro. Li alguns livros dele e sobre ele e também filmes sobre ele e contra ele. A vida de um político é mesmo assim. Presentemente estou a ler as "Lettres à Anne". Dos políticos estrangeiros seria o que melhor conhecia os portugueses.
    Muito boa tarde!
    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era, na verdade, um político fascinante, muito culto e com grande carisma. Anne Pingeot e Mazarine são também capítulos à parte.
      Há também um filme interessantíssimo ("Le Promeneur du Champ de Mars", 2005) sobre o fim de vida de Mitterrand, com um bom desempenho de Michel Bouquet, de que gostei muito.
      Bom dia.

      Eliminar
  3. Não conheço o filme que refere. Agradeço a sugestão e vou tentar encontrar para ver.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
  4. Creio que o vi nas Amoreiras, há uns bons anos, e é uma película de Robert Guédiguian, muito bem feita.
    Bom dia.

    ResponderEliminar