quarta-feira, 17 de junho de 2020

Do que fui lendo por aí... 37


No segundo capítulo (All'estero) de Vertigo (1999), W. G. Sebald (1944-2001), a páginas 73, escreveu: (...) It was this long-standing affection for Pisanello which took me once more to the Chiesa Sant'Anastasia to look at the fresco which he had painted over the entrance to the Pellegrini chapel in the year 1435.(...)

O nome de Antonio Pisanello (1395?-1455?) não me era inteiramente desconhecido, mas pouco sabia da sua obra. Por outro lado, não é a primeira vez que uma obra literária me encaminha para a Pintura, numa osmose de simpatia e curiosidade. O fresco que identifiquei, através das palavras de Sebald, está localizado em Verona.

O fresco algo danificado, do lado esquerdo, na sua face do lado direito comprova a importância que a temática animalista (desenhos, sobretudo) ocupa na obra de Pisanello. Bem como a sua qualidade.
O trabalho pictórico é conhecido pelo título de: "S. Jorge e a Princesa".

4 comentários:

  1. Gosto de leituras que me levam a descobrir 'coisas' e lugares onde dificilmente chegaria de outro modo.
    Em 2018, estive nesta igreja maravilhosa e vi este fresco. Estava assinalado nos guias ou eu tinha assentado nas notas que costumo levar. :) Costumo preparar as viagens que faço, mas já tem acontecido só saber de certas coisas depois de lá ter estado.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não concebo visitar um lugar, pela primeira vez, e não levar umas notas ou até um plano. Claro que não costumo ir a Cancun, nem à Praia das Galinhas...
      A primeira vez que fui a Londres (1973) levava um programa detalhado para 5 dos 7 dias que lá ia estar. E foi muito proveitoso.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Que interessante. Também aprecio estas relações entre a pintura e a literatura. Bom dia!

    ResponderEliminar