sábado, 9 de maio de 2020

Memória 134


Do passado, o puzzle completa-se, quando as memórias se cruzam, havendo sobreviventes. O problema agudiza-se, no entanto, se nenhuma das testemunhas vivas recorda o acontecimento.
Aí, a única forma de comprovar a existência de um facto é encontrar um documento verídico e concreto, uma fotografia, por exemplo, que certifique o acontecido. A foto que se apresenta acima existe em França.
O acontecimento retratado ocorreu no Minho, a 6 (ou 8) de Abril de 1961. Nele estão representadas as forças vivas de um distrito (um governador civil, um presidente de câmara, um arcebispo, um arcipestre de Colegiada).
Um grupo de estudantes (14?), de capa e batina, fez a guarda de honra aos despojos ou relíquias de D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431) e ao seu montante, que peregrinaram por todo o Portugal (confirmei Penafiel, Guimarães, Bragança), nessa altura. Nenhum de 4 estudantes contactados se lembra deste acontecimento.
Ocorre-me notar que ele decorreu pouco tempo antes da invasão da ex-Índia Portuguesa e pouco depois do deflagrar do terrorismo em Angola. Especulo se a organização desta peregrinação não se deveu a uma parceria Estado Novo e Igreja, no sentido de despertar o patriotismo das gentes de Portugal, para a longa guerra colonial que aí vinha?...

9 comentários:

  1. A invasão de Goa foi em dezembro de 1961.
    Não sabia que 'relíquias' (existiam depois do Convento do Carmo ter ficado naquele estado em 1755?) tinham andado a peregrinar pelo país.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto, afirmativo. Embora os satiagrahais, após a ocupação de Dadrá e Nagar-Aveli, tenham continuado a ameaçar... Quanto à peregrinação, nenhum de nós se lembrava do episódio.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Vergonhas antigas,memórias julgadas perdidas...
    Uma história do presidente da Câmara da fotografia : num comício posterior à invasão de Goa,proclamou: -Sou o primeiro voluntário para a reconquista da Índia Portuguesa! Logo os inimigos,que os tinha,conseguiram um impresso do Ministério do Exército,onde o presidente era convocado para uma Junta de Inspecção de Aptidão Militar... Foi o bastante para uma imediata ida a Lisboa onde o Autarca se avistou com o Ministro do Exército! Há coisas que nem a brincar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na sua cabecita, deve ter feito confusão de presidentes.

      Eliminar
  3. Olhe que não,APS,olhe que não!
    Sou testemunha presencial !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encerrando a questão:
      o único Presidente da Câmara retratado nesta fotografia é o Dr. José Maria Pereira de Castro Ferreira (1904-1993), que exerceu o seu mandato de edil de 1955 a 1963.

      Eliminar
  4. Pelo volume e pela postura,o homem de fato civil no corredor central é tal qual o A.S.da C., homem com assomos de leão,mas arsenalista! É com S.da C. que se passou a história.
    As minhas desculpas pelo meu erro. No comício de desagravo que referi, já o presidente era o António. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo que se trata de A. Santos da Cunha (1911-1972), que nesta altura já não era Presidente da Câmara de Braga, mas também ainda não fora nomeado Governador Civil do Distrito. Viria a cumprir este mandato de 1968 até falecer.
      Retribuo os votos.

      Eliminar
  5. António Maria Santos da Cunha foi Presidente da Câmara de Braga desde 28 de Março de 1949 até 10 de Março de 1961. Cumprimentos.

    ResponderEliminar