sábado, 25 de abril de 2020

25 de Abril


Felizes as gerações que têm uma data a comemorar. De pequeno, estranhava, no 5 de Outubro, as romagens dos velhos republicanos aos cemitérios para homenagear os companheiros falecidos, no entretanto da ditadura. Estranhava, até que se deu o 25 de Abril.
Tendo sido acto singular e único, como não havíamos de nos repetirmos, ano após ano, nas comemorações? Ou, pelo menos, nas palavras e na simbologia utilizada, já por aqui, no Blogue.
E se seria imperdoável não marcar ou registar a efeméride, voltámos a Pedro Chorão (1945) e  a Armando Alves (1935) pedindo ajuda, mais uma vez, em busca de iconografia adequada a um acontecimento inesquecível, para quem o viveu.


10 comentários:

  1. Esta é a madrugada que eu esperava
    O dia inicial inteiro e limpo...

    Sim, eu tenho uma data para comemorar. Contudo, chegou tarde à minha vida, não me impediu de ter uma infância e juventude cinzentas.
    E os jovens nem conseguem imaginar como isto era... são felizes e nem sabem.
    Nem tudo está bem (como poderia com tanto vampiro por aí?), mas está infinitamente melhor!

    Um bom dia!
    🌻

    ResponderEliminar
  2. Lindas serigrafias.
    Estive a ouvir o discurso do Marcelo e pôs os pontos nos iis em relação àquela palhaçada dos que não queriam comemorar o 25 de Abril na AR. Já basta não poder haver festejos na rua e nós não podermos sair de casa.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram produzidas pelo Clube Militar Naval. Na do Pedro tive alguma intermediação..:-)
      Os reaças bem queriam evitar a lembrança.
      Boa tarde

      Eliminar
  3. Umas serigrafias bem interessantes. Bom 25 de Abril!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto particularmente da primeira.
      Obrigado. Igualmente.

      Eliminar
  4. Gosto destas imagens. E adoro (desculpe o excesso) este dia!
    Tinha sete anos e na memória guardo imagens (embora a minha memória seja má) de momentos de espanto, de alegria, de música, da falta de desenhos animados. E até da cara da minha professora, quando a minha irmã mais velha me foi buscar à escola, ao cimo da rua, porque havia "uma revolução" (nem do poncho que ela levava vestido me esqueço)
    Boa tarde :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também, por vezes, tenho os meus arrebatamentos..:-))
      Creio que era Quarta-feira e, alta madrugada, ao levarem-me a casa, vi tropa a cercar o Quartel-General (S. Sebastião da Pedreira) e pensei serem manobras... Depois, acordaram-me muito cedo e o dia foi trepidante. Bem como o ano e os sete meses seguintes - nunca mais se viveu tanto!
      Uma boa noite.

      Eliminar