terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Curiosidades 78


Dificilmente haverá capa de disco mais célebre e conhecida do que a do LP de The Beatles, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967, que pela sua original qualidade ganhou um Grammy em 1968. O sucesso resultou de uma estreita colaboração da artista pop norte-americana Jann Haworth (1942) com o seu marido inglês Peter Blake (1932) que ainda hoje passa, para muitos, como único autor deste trabalho muito bem sucedido.
A imagem compreende, para além da banda inglesa (em duplicado), um total de 58 personalidades célebres mundiais (4 gurus indianos, incluídos). The Beatles sugeriram 12 nomes e, entre outros, Hitler e Jesus Cristo (sugestões de John Lennon) que foram excluídos das hipóteses aventadas. Tendo constatado a ausência de figuras femininas, Jann e Peter resolveram  incluir, à última da hora, Mae West, Shirley Temple, Marilyn Monroe, Marlene Dietrich e Diana Dors. Aparece ainda, à beira desta última actriz, uma antiga fotografia da avó de Jann Haworth.


Numa reformulação actualizada, a artista norte-americana em colaboração com a filha, Liberty Blake, produziu, em 2016, um novo trabalho, desta vez apenas com personalidades femininas, intitulado Work in Progress, para a cidade de Salt Lake City, justificando que "o artista deve ver sempre o mundo em termos alternativos."
Entre outras figuras, estão representadas Anne Frank, Agnès Varda, Diana e Michelle Obama.

9 comentários:

  1. Lamentavelmente não tenho nem um, nem outro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em alternativa, tenho um duplo LP dos anos 70, que é muito bom.

      Eliminar
  2. E não é só a capa que é fantástica, APS, o miolo também é muito recomendável, estão lá algumas das melhores de sempre dos Fab Four.
    Desconhecia a versão de 2016, mas aproveito para dizer que adoro as praias da Agnès Varda.
    Uma outra capa emblemática (mas de muito mais fácil concepção, apenas uma foto) é a do álbum Abbey Road.

    Um bom dia.
    🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, acho esta capa mais criativa. A qualidade dos últimos LP de The Beatles é sempre muito boa. Eu conservo, quase religiosamente, o duplo álbum "The Beatles/1967-1970" da EMI Recording, Apple Records.
      Bom dia.

      Eliminar
    2. Sim, sem dúvida, essa capa é uma obra-prima.
      Esse álbum que refere é o azul; também tenho o vermelho (1962/1966), mas ambos em duplo CD.
      Para além do Sgt. Pepper's, claro.
      Era (e ainda sou) muito fã dos Beatles. Tenho até a sorte de ter pedido e recebido uma foto autografada pelos quatro, quando era muito jovem.

      🌹

      Eliminar
  3. Um dos discos do Beatles de que mais gosto.
    Esta capa e a de Abbey Road são as mais icónicas do grupo.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar