segunda-feira, 5 de março de 2018

Do que fui lendo por aí... 18


Por razões muito exteriores, principalmente, tenho sido disciplinadíssimo em leituras, nos últimos meses. Perante esta singularidade, acabei até por fazer um tosco apontamento (em imagem) dos livros que principiei e acabei de ler, nos mais recentes 4 meses e meio. E cheguei ao bonito número redondo de uma dúzia, fora dois ou três folhetos pequenos, oitocentistas.
O facto de ter estado fora (Inglaterra e Alemanha) e com limitadas provisões de leitura, contribuiu, espartanamente, para o facto. Até porque não me pude, quase, reabastecer lá fora. Ou muito limitadamente, pelo menos. Dos autores, bisei, com proveito, Alec Guinness e W. G. Sebald. Das más experiências e perdas de tempo, destacaria John Fante e James Baldwin.
De qualquer forma, o balancete de leituras, que fiz, não me desagrada, sobretudo pelo aspecto disciplinado de ter lido, em tempo prático e continuado, estes 12 livros, do princípio até ao fim. A ver vamos se o método se irá manter...

4 comentários:

  1. Uma bela lista de tarefas :-) O que me faz mais curiosidade é o livro sobre Matisse. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá ver a capa do livro no poste "Últimas aquisições", de 20/10/17. Comprei-o em Lodres.É um livro pequeno (115 pgs.), com boa bibliografia, e que trata da vida e obra de Matisse a partir de 1941, quando foi operado a um cancro do intestino. E que, por estar acamado na convalescença, intensificou o trabalho das colagens. O autor, Alastair Sook é crítico de arte do "Daily Telegraph".
      Uma boa noite!

      Eliminar
  2. Ora aí está um (futuro) hábito muito interessante. E que me deixa aquele amarguinho de boca: eu, que tenho a mania que leio e leio e leio, nunca conseguirei uma lista assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "exílios" contribuiram muito para a disciplina da leitura..:-)

      Eliminar