quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Eça, por Fialho


É sabido que Fialho de Almeida (1857-1911) não morria de amores por Eça de Queiroz (1845-1900). E é conhecida a cena de Fialho no Rossio, de ostensiva gravata vermelha, a observar o cortejo fúnebre de Eça. Os seus afectos inclinavam-se, sobretudo, para Camilo. 
Conheço, de Fialho de Almeida, dois textos sobre Eça. O primeiro  publicado em O Contemporaneo, relativamente suave; o segundo, bastante mais contundente, em jeito de apreciação literária, veio em o Brasil-Portugal, já depois da morte do romancista de Os Maias. Vou transcrever uma pequena parte do primeiro.

"Conheci-o ha pouco mais de um anno num gabinete de restaurant onde elle ia cear todas as noites, com rapazes. Espirito adoravel, bordado de infantilidades sabiamente premeditadas para os effeitos scenicos de seducção intellectiva, mordacidades de alto e polido estylo, e sobretudo esse privilegio sagaz de não perder um millimetro de estatura, pela intimidade e pela franqueza, prodigalisadas em volta. (...) Tudo nessa figura de cartilagem, franzina e pallida, trahe o espirito depurado em requintes subtis, á custa de uma especie de tortura physica, que o rala, ao mesmo tempo que o transfigura. Olhem bem essa masque de face cavada e nariz astuto, com olhos de myope alternadamente coriscantes e doces, bocca fina, que sob as azas do bigode, aos cantos se atormenta numa ironia que faz na sua conversa e na sua proza, um scintilar de espadas em duello. Ao premir na orbita o monoculo, as sobrancelhas negras extranhamente arqueadas aproximam-se e palpitam, como remiges em azas de corvo, pondo na physionomia, o que seja de um cunho mephistophelico. Voz grave, ora de morosidades morbidas, ora em catadupa febril. ..."

4 comentários:

  1. Nunca percebi estas guerras Eça / Camilo. Gosto imenso dos dois, igualmente. Só que Eça é mais citadino e universal.
    E Fialho também foi (é) um grande escritor, mas tinha um feitiozinho muito especial, para não dizer pior... Talvez por esta razão, tivesse escrito textos tão bons e acutilantes.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda por aqui a velha dicotomia lusa, em que quase sempre nos dividimos: Benfica/ Sporting, Norte/ Sul...
      São dois estilos Eça/ Camilo, ambos bons escritores, como a MR refere. Quanto a Fialho, que também considero, creio que era a costumada inveja à portuguesa. Mas há coisas nele que nunca entendi. A começar pelo suicídio...
      Bom dia (apesar da chuva)!

      Eliminar
  2. Gosto muito de Eça (e gostava de o ter conhecido). O retrato de Fialho tem algo de semelhante com o retrato que Columbano fez do escritor - por sinal, presente no meu post de hoje :-) Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos, temos andado, quase, a geminar..:-)
      Bom dia!

      Eliminar