sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Apontamento 156: Presente e Passado


Há, de facto, coincidências felizes, no encontro do presente com o passado.

Não há melhor que o livro em imagem acima, posto à venda e adquirido na semana passada, para assinalar a importância do conhecimento do passado para interpretar, com propriedade, o presente.

Como espectador meramente exterior da presente jornada do mundo cristão apostólico, de que me afastei por opção de consciência há várias décadas, reconheço-me em olhares críticos como este, tirado do livro acima:



Raul Rêgo, Para um Diálogo com o Sr. Cardeal Patriarca, Lisboa, Edição do Autor, 1968

Recomendo, então, a leitura do livro para saber mais sobre as consequências de uma voz crítica, nos idos de 1968, ou seja, há 55 anos. Tempo de História, embora insignificante, mas de factos iniludíveis.

Post de HMJ, dedicado a MR

5 comentários:

  1. Obrigada, HMJ.
    O Mário Soares, numa das vindas de João Paulo II a Portugal, e tendo de ficar em casa, aproveitou para ler O milagre segundo Salomé. 😄
    Devo dizer que aprecio algumas posições deste Papa porque no seu passado pôs «a manta ao ombro, o cajado debaixo do braço» e foi por aqueles bairros de Buenos Aires. Deve ter visto coisas para mim inimagináveis.
    Esta manhã ouvi na rádio esta pérola retirada do comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o encontro do Papa com vítimas de abusos sexuais: «Este encontro do Santo Padre representa a confirmação do caminho de reconciliação que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer neste âmbito, colocando as pessoas vítimas em primeiro lugar, colaborando na sua reparação e recuperação, de forma que lhes seja possível olhar o futuro com esperança e liberdade renovadas.» Hipócritas! Todos sabemos que se preparavam para ignorar o chamado relatório Strecht, tanto que os membros da comissão tiveram de dar uma conferência de imprensa para desmentir declarações da CEP.
    A organização da JMJ devia ter aceitado a oferta de alojamento da Mesquita de Lisboa e ter lá instalado alguns destes miúdos, vindos do Algarve e de locais onde há imigrantes muçulmanos. Isso poderia teria sido o início de um efetivo diálogo inter-religioso.
    Também me parece que esta miudagem vai regressar a casa e continuar na sua vidinha.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
  2. O livro está à venda? Estive a ver no site Wook e só vejo Ebook (não gosto; gosto do livro na mão). Onde comprou?
    Obrigada.
    Um bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel:
      Comprei o livro no Alfarrabista de Guimarães chamdado Cólofon. De momento ele está de férias. É tentar em páginas de alfarrabistas.

      Eliminar
    2. Isabel
      Aqui tem o livro
      https://livrariasantiago.com/produto/para-um-dialogo-com-o-sr-cardeal-patriarca/

      Eliminar
  3. Muito obrigada. Vou pedi-lo.
    Um bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar