sábado, 31 de julho de 2021

Pinacoteca Pessoal 176



De Jean Fouquet (1420-1481), pintor francês precursor do Renascimento, destacaria, porque sempre  apreciei pelo seu lado insólito, a metade da direita do díptico conhecida como A Virgem de Melun (hoje, no Museu des Beaux-Arts, de Antuérpia) de que, segundo reza a história, a Madona teria sido inspirada em Agnès Sorel (1422-1450), amante do rei Carlos VII (1403-1461), e que seria uma das mais belas mulheres gaulesas da época.
Ao que se sabe a pintura destinava-se a ornamentar áreas interiores de habitação. Mas a originalidade daquele seio esquerdo desnudo, preparando-se para amamentar o Menino, não sei como venceu a moralidade e  preconceitos das autoridades religiosas coevas e chegou aos nossos dias.





A obra de Jean Fouquet esteve algum tempo esquecida, tendo sido reavaliada e destacada, de novo, pelos românticos. Merecidamente, aliás.

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