segunda-feira, 1 de março de 2021

Bibliofilia 186

 


É minha convicção arreigada que, de toda a obra de Ramalho Ortigão (1836-1915), o livro que mais edições teve, terá sido A Hollanda que começou a ser publicado, em crónicas, na "Gazeta de Notícias", do Rio de Janeiro, pouco depois do escritor ter chegado a esse país (Holanda), em Agosto de 1883. Só em 1885 sairia a primeira edição em livro no Porto (Magalhães & Moniz, Editores), sendo as sete seguintes com a chancela da Parceria da Antonio Maria Pereira. Na mesma editora, foram impressas, pelo menos, as 7 reedições iniciais, sempre ilustradas com 53 bonitas gravuras, nos primeiros 50 anos, ou seja, até 1935.



Tenho 2 destas luxuosas edições de fino gosto: a 3ª (1900) e a 5ª, de 1916. Mas, infelizmente, em nenhuma delas consta o nome do ilustrador. Até à sétima impressão (de 1924), e nos últimos tempos, os volumes oscilavam de preços, em leilões e alfarrabistas, entre os 25 e os 75 euros. Em finais dos anos 70, do século passado, os dois volumes custaram-me respectivamente Esc. 1.500$00 e 2.500$00.



6 comentários:

  1. É um belo livro, mas julgo que nunca li a versão ilustrada. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma prosa elegante, a de Ramalho Ortigão, dá gosto lê-lo.
      Boa noite.

      Eliminar
  2. Estava a ler sobre o Ramalho Ortigão, olhei para as etiquetas ao lado e tive que ir espreitar a "estou fraca". Não conheço as pintadas mas espero que tenha sido saborosa :)
    Os livros devem ser bem bonitos. Converto-me a livros ilustrados, tenho um de contos de Natal de autores portugueses que me ofereceram e é muito bonito. Tenho que tentar ler Ramalho Ortigão sobre a "Hollanda" (agora Países Baixos). Pode ser que alguma biblioteca online disponibilize. Nunca será tão satisfatório como esses belos livros que tem.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pintada era realmente saborosa, mas creio que não voltamos a bisar - não aparece com facilidade.
      Sobre a Holanda, para além do Ramalho, actualizadamente, vale a pena ler o "Com os holandeses", do Rentes de Carvalho.
      Bom dia.

      Eliminar
  3. Reli recentemente A Holanda, mas numa ed. da Colares Ed.
    Bom dia!

    ResponderEliminar