sábado, 10 de outubro de 2020

Da leitura 39

Raramente deixo finalizar na despensa os policiais por ler.  Depois dum interregno alongado, tinha acabado de ler, há dias, um Rex Stout (Clientes a Mais, Vampiro 559) sofrível, que me demorou vários dias a finalizar, apesar do Nero Wolfe. Resolvi, por isso, jogar pelo seguro, no livro seguinte.


Calhou a vez a Agatha Christie (1890-1976) e à colecção XIS, da Editorial Minerva (nº 35),  intitulado Crime na Mesopotâmia, editado em 1943. A capa é de Edmundo Muge e a tradução de Baptista de Carvalho. A edição inglesa original saíu em 6 de Julho de 1936. E, menos de duas semanas depois (18/7/36)!, o TLS publicou uma crítica favorável sobre este romance policial.


12 comentários:

  1. Gostei da "despensa" !Umaideia original!

    Desejo-lhe um bom domingo:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As metáforas estão sempre à mão..:-)
      Retribuo, com estima.

      Eliminar
  2. O primeiro livro está na lista para ler na "edição da vampiro", já o segundo foi lido e relido numa edição da "Asa". Confesso que me iniciei "tarde" na leitura dos policiais, mas hoje em dia gosto de os intercalar entre outro género de leituras "mais demoradas".
    Desejo-lhe um bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi o filme, mas francamente não me lembro se já tinha lido este livro com o Poirot.
      A minha iniciação policiária deu-se com Conan Doyle. Se não conhece, aconselho-lhe vivamente o S. S. van Dine, que não tem obra muito vasta (Vampiro: 6, 11, 20, 30, 57, 91, 97, , 303, 305, 309, 340 e 516) - é o meu nº 1, até porque obedece às regras clássicas do romance policial.
      Obrigado. Bom resto de Domingo.

      Eliminar
  3. Já li esta esta história de Agatha Christie há muito anos. Lembro-me que gostei muito e que foi a única que adivinhei o culpado correctamente. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente, marco a lápis a data do final da leitura, na folha de guarda, para não me esquecer...
      Boa tarde.

      Eliminar
  4. Eu que fui "doente" pelos livros policiais, não leio um há muitos anos...
    Até fui "cliente" assíduo do saudoso SETE DE ESPADAS e tenho meia dúzia de livros com dedicatória dele por prémios nos seus torneios policiários.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito me conta, eu não cheguei a tanto, embora tenha umas centenas de policiais, com que me vou entretendo. A Simenon regresso muitas vezes..:-)
      Uma boa noite.

      Eliminar
  5. Tanto gosto da Agatha como do Rex, sendo que recorro ao segundo quando não "tenho mais nada para ler" (como se faltasse leitura lá em casa !), como também ao Spillane.
    O Rex Stout tem umas adaptações TV muito boas, com o Archie a ser interpretado pelo Timothy Hutton. O Crime na Mesopotâmia deve ter sido um dos que li de início e mantém-se o gosto.
    Mas gosto de todos os policiais que tenho lido S.S. Van Dine incluído :)
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além dos que refere (excluo apenas o Spillanne), e dos que falei, Nicolas Freeling tem alguns bons enredos, na minha opinião. Também vi na TV bons episódios do Rex Stout.
      Uma boa semana.

      Eliminar
  6. Li mas não me lembro do enredo deste policial da Agatha Christie, uma das histórias que lhe deve ter surgido nas suas viagens com o marido arqueólogo.
    Vai para a lista para reler!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A experiência, por acompanhamento, deve ter-lhe servido para o cenário, realmente..:-)
      Bom proveito.
      E um bom dia.

      Eliminar