terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Modernismo Vienense


No passado ano de 2018, em que se celebravam os centenários da morte dos pintores austríacos Gustav Klimt (1862-1918) e Egon Schiele (1890-1918), Viena de Áustria comemorou, condignamente, a efeméride com exposições subordinadas ao tema do Modernismo Vienense, nos seus museus.
E não deixou de publicitar o acontecimento  no estrangeiro, nomeadamente, em Londres, de forma muito original e bem humorada, embora se tratasse de coisa séria. São dois desses cartazes, colocados no metropolitano londrino, que se mostram, em imagem, neste poste, para ilustração concreta de quem por aqui passe.
Lembremos a polémica portuguesa recente provocada pela exposição Mapplethorpe, em Serralves...
Provavelmente, levamos as coisas demasiado a sério.
Só não sei dizer se a ironia inteligente dos cartazes é de origem austríaca ou inglesa. Inclino-me, no entanto, para atribuí-la aos britânicos.


6 comentários:

  1. Parece-me a ironia britânica em acção. Não se deixa de publicitar! Assim não dão azo aos movimentos do tão politicamente correcto que teriam tanto para dizer, de certeza!
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salutarmente, eu creio que o politicamente correcto nunca será predominante no R. U., pelo menos, enquanto algum dos Monty Python for vivo.
      O que seria, a implantar-se, um sinal preocupante de sub-desenvolvimento terceiromundista e mental.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Muito boa ideia, apesar destes quadros de Egon Schiele não serem apropriados ao humor.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ter sido por bem..:-)
      Em prol das almas sensíveis...

      Eliminar