sábado, 23 de fevereiro de 2019

Pinacoteca Pessoal 147


Se Cornish Landscape with Figures and Tin Mine (1975), que foi um dos últimos quadros pintados por Edward Burra (1905-1976), atesta, no dizer de alguns especialistas, uma empatia do pintor inglês pelo Surrealismo, não se pode dizer que a sua obra tenha sido capturada inteiramente por essa escola.



Tendo feito uma aprendizagem escolar relativamente clássica, na Inglaterra, viagens a Itália e estadias em França, e contactos diversos, proporcionaram-lhe uma abertura a novos horizontes da modernidade. A sua amizade com Paul Nash foi também importante e forneceu-lhe a aprendizagem necessária para se dedicar à gravura. Que, pela sua veia satírica, implícita, às vezes, faz lembrar alguns trabalhos de Georg Grosz.
A primeira das telas seguintes, Snack-bar, é de 1930 e encontra-se na Tate; a segunda denomina-se Marriage à la mode e permite que nos lembremos de Chagall...



No período da II Grande Guerra dedicou-se, esporadicamente, ao desenho de cenários e indumentária para ballet, em que teve algum assinalável sucesso. A última imagem, do quadro Cerejeiras no Inverno, parece acusar a influência do seu amigo Paul Nash.
A obra de Edward Burra está amplamente representada na Tate, bem como uma boa parte da sua correspondência se encontra nos arquivos do museu londrino.


8 comentários:

  1. Devo-o ter visto na Tate, mas não me lembro nada do nome deste artista. Gostei.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei com o apelido, por ser tão exótico..:-)
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Também gosto muito da última pintura.E surprendem-me as figuras
    da primeira imagem, bastante tatuadas. Julguei mais recente esta
    mania das tatuagens, pelo menos aqui em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que as tatuagens começaram por aparecer nos marinheiros. E os brincos, nos homens, que podemos julgar de uso recente, já apareciam em alguns piratas do século XVII...

      Eliminar
  3. Não conhecia e parece interessante. Bom Domingo!

    ResponderEliminar