quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Osmose 102


Tenho para mim, de forma empírica e nada científica, que a pintura abstracta começa a aparecer com o desenvolvimento da psicologia e a crescente importância da psicanálise. Até aí, a expressão figurativa permitia, seguramente, denunciar estados de espírito bem definidos. Mas que dizer de estados de alma indistintos, vagos, difíceis de se exprimirem? Porque, de algum modo, qualquer observador perante uma tela abstracta procura sinais, ainda que pouco concretos, que lhe permitam descriptar e interpretar o sentido do quadro.



Com frequência, o meu olhar se cruza, muitas vezes, com uma inapropriada caderneta de cromos, com mais de 60 anos, que amigas mais velhas me foram preenchendo com bonecos que vinham em pequenas tabletes de chocolate. Quando esse caderno de significados/caderneta estava completo as meninas Coelho (de seu apelido) ofereceram-mo, para meu gáudio e grande alegria infantil.
E, quando o meu olhar, agora, se fixa nessa antiquíssima e tosca caderneta, vem-me à memória, distintamente, a primitiva e original sensação de alegria. Que não saberei identificar melhor ou descrever em pormenor.


Tão vaga e pura como a que, às vezes, experimento perante uma pintura abstracta.
Porque as palavras também nem sempre conseguem circunscrever a alma, nem o tempo e a memória.

6 comentários:

  1. Mas nesses cromos, indiscutivelmente que todas as es expressões transmitem alegria.
    Já o mesmo não se passa com a arte abstracta, apreciando muitas obras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a alegria é manifesta, nestes cromos.
      Quanto à pintura abstracta, a princípio, é sempre preciso habituarmo-nos à estranheza; depois, procurar defini-la pela cor ou arranjo cromático. O que é sempre mais difícil.

      Eliminar
  2. De louvar as meninas Coelho, que lhe ofereceram um motivo para sorrir sempre que olha a sua caderneta.
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, sejam louvadas a Nini, a Milu e a Nelinha, amém!
      Boa tarde.

      Eliminar
  3. Eu também tive umas cadernetas improvisadas feitas em cadernos. Lembro-me de dois: um com cromos de zoologia e outro com cromos de botânica. Mas, infelizmente, não sobreviveram.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À falta de caderneta própria, com arte e engenho, arranjava-se sempre qualquer coisa de substituição. Tenho outra caderneta, ainda mais artesanal, com artistas de cinema..:-)
      Bom fim de tarde.

      Eliminar