segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Gerações


Alguns frutos aguentam-se bastante tempo em árvore, sem apodrecerem ou cairem. Os citrinos, por exemplo. Mas, verdadeiramente, eu não sei quando é que os limões param de crescer e amadurecer. Quando o amarelo começa a predominar totalmente sobre o verde, da sua superfície rugosa? Em Janeiro do ano a seguir à safra? Quando os rebentos das folhas, ainda tenras, começam a brotar, novamente dos ramos?
Consoante o clima, pode acontecer que, em Fevereiro, o limoeiro esteja nupcialmente florido de brancura e beleza. Em condições adversas de tempo, a floração pode ser mais tardia, porém.
Por isso me interrogo se devo cortar os 3 últimos limões da safra de 2018, para que a nova geração de 2019 comece a dar flor e fruto, sem a concorrência paterna ou a sobrecarga de frutos anteriores - se é que isso seja fundamental...

14 comentários:

  1. Respostas
    1. E, provavelmente, vou cortá-los mesmo, dentro de dias..:-)
      Boa semana.

      Eliminar
  2. Tão bonitos os amarelinhos limões!.
    Como eu gostava de os ter na minha varanda.
    Apenas uns coentros bonitos e verdinhos.
    Daqui a algum tempo terei umas flores
    bonitas e perfumadas mas de que não me lembro
    o nome. Mas os limões fazem-me um bocadinho de inveja...
    Gostava de poder ajudá-lo mas também não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre gostei muito de limoeiros, desde a minha adolescência..:-)
      E temos frésias a romper, em breve. Que têm um perfume divinal.
      Devem ser todas amarelas.
      Uma boa noite.

      Eliminar
  3. O verde dos limões é o branco das paredes
    Foi tudo o que ficou

    O ar está parado
    é o sol reduz se a sombra
    Daqui a pouco é noite
    (..)

    ResponderEliminar
  4. E depois há o:
    Liso, ameno...
    Tão liso
    Como o Sol pôr-se
    A Oriente...

    Bem-vindo!

    ResponderEliminar
  5. Já um gajo não pode escrever coisa noutro hemisferio ....noutro azimute. ...noutra desordenada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A liberdade poética tem, por princípio, as costas largas..:-)
      E a um bom poema tudo se perdoa!
      Abraço.

      Eliminar
  6. Ah!Ah!Ah! Não percebi nada mas achei piada a este diálogo!

    Eu pensava que mais ou menos, os limoeiros davam limões todo o ano. Na casa da minha infância havia um limoeiro no quintal vizinho, que tinha limões todo o ano...acho que não estou enganada.
    É giro ter um limoeiro e uma oliveira na varanda. Ainda não consegui nenhum desses, mas tenho um loureiro, já grandito.

    Boa noite, desejo-lhe a continuação de boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é mais um "dialecto" de velhos amigos, habituados à poesia..:-)
      Da minha experiência, os limoeiros têm tempos mais ou menos certos: floração de Fevereiro a Maio; frutificação - de Outubro a Dezembro.
      Um bom dia e resto de boa semana.

      Eliminar
  7. Há um limoeiro por onde passo todos os dias que no ano passado ainda estava carregado de limões e já tinha imensas flores.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho observado essa "coexistência pacífica" de gerações...
      Mas, no caso particular do nosso limoeiro doméstico, temo que seja prejudicial ao desenvolvimento de novos frutos.
      Bom dia.

      Eliminar