sábado, 24 de março de 2018

A propósito de tomates, e de cenouras


É uma curta carta ao director do TLS (nº 5997), curiosíssima, que um leitor, atento e bem informado, dirigiu, clarificando alguns pormenores de um artigo antecedente, sobre tomates, publicado num número anterior do jornal literário inglês, numa recensão de um colaborador. Vou procurar traduzi-la o melhor possível, pois é interessante:

Senhor, - D. H. (NB, 26 de Janeiro) parece surpreendido por o tomate ser um vegetal. Na realidade, para um botânico, e porque tem sementes, o tomate é um fruto. Mas nos Estados Unidos, de acordo com a mais conceituada autoridade possível, o tomate é um vegetal. No século XIX, os EUA atribuiram uma taxa de importação aos vegetais, mas isentaram os frutos de qualquer alcavala fiscal. Os irmãos Nix recusaram-se a pagar imposto sobre os seus tomates importados, porque eram frutos. Em 1893 o Supremo Tribunal de Justiça decidiu que os tomates, sendo preparados e comidos tal como os vegetais, e de modo diferente dos frutos, deveriam ser considerados vegetais. Os Europeus não devem fazer chacota da ignorância científica transatlântica: em 2001, a União Europeia classificou a cenoura, que é desprovida de sementes, como um fruto.

A. H. Woodward
Portland, Oregon 97225





6 comentários:

  1. Não sabia porque é que o tomate era um fruto e agora fiquei a saber :-) Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A carta também me ajudou a consubstanciar as ideias..:-)
      Bom resto de fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Porque a alfinetada final é real (e famosa), aqui fica um excerto do Anexo III da Diretiva 2001/113/CE do Conselho,de 20 de Dezembro de 2001, relativa aos doces e geleias de frutos, citrinadas e creme de castanha destinados à alimentação humana:
    "Para efeitos do disposto na presente diretiva, os tomates, as partes comestíveis dos caules do ruibarbo, as cenouras, as batatas doces, os pepinos, as abóboras, os melões e as melancias são considerados frutos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que as sementes são o pomo da discórdia...
      Mas temos de nos curvar perante o rigor (?) classificativo da Ciência.
      Embora não deixe de ser estranho.

      Eliminar
    2. Da Ciência, sim. Da burocracia europeia, não. O tomate é um fruto, a cenoura e o morango não são.

      Eliminar
    3. É evidente que é de ter em conta os gabinetes assépticos e irreais de Bruxelas - pensei nisso.
      A benefício de inventário, parecem ter-se esquecido da beterraba, tão consumida nas mesas alemãs...

      Eliminar