terça-feira, 9 de maio de 2017

BB


O que lhe deve ter custado ter escrito para o CM ultimamente, ele, cuja pergunta sacramental, nas entrevistas, aos interlocutores, era: Onde é que estava no 25 de Abril?... Mas, como dizia Garrett: A necessidade pode muito... E um colega, jornalista também, esclareceu, em depoimento televisivo, que a reforma dele era uma ninharia e que Baptista-Bastos (1934-2017) nunca teve fortuna pessoal, e teve que trabalhar, quase, até à morte, que ocorreu hoje, para ir sobrevivendo. 
No único breve encontro em que falei com ele - erámos 4 - a uma mesa de A Velha Gruta, ao Camões, eram horas de jantar, e eu tive o azar de lhe gabar O Homem em Ponto (1984), conjunto de entrevistas, brilhantes e incisivas, a algumas personagens importantes da cena portuguesa. Ficou fulo... E terá dito qualquer coisa como: "...parece que ninguém se lembra dos meus romances e novelas..." Percebi assim, nessa altura, que esse grande jornalista português prezava, acima de tudo, os seus  trabalhos de ficcionista.

3 comentários:

  1. Foi um senhor jornalista. Quem não gostava do BB com o seu lacinho e aquele ar sério com uma ponta de riso?!
    Que repouse em paz quem tanto trabalhou à volta das letras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande jornalista. Mas longe de ser consensual, daí as portas se lhe terem fechado e não lhe restar senão o CM, para trabalhar.

      Eliminar
  2. E eu gosto ainda mais dele por isso.

    ResponderEliminar