segunda-feira, 16 de maio de 2016

Ilustres portugueses desconhecidos


Hesitei algum tempo, antes de me decidir a fazer este poste. Não se enquadra na corrente dominante, não tem imagens sugestivas ou bizarras, que atraem sempre as borboletas que sobrevoam, na ligeireza habitual, a net, para desovar, depois, comentários estereotipados, às vezes despropositados, palermas e banais. Nem sequer, por aqui, eu irei dizer verdades como punhos, ou coisas muito importantes.
Calhou que, na nossa última peregrinação por terras portuguesas interiores, tivéssemos que parar em Cabeço de Vide, para consulta de um post-incunábulo, na Misericórdia local. Apesar do tempo ameaçar chuva, preferi  ficar pelo exterior e abanquei na praça principal, que é um Largo amplo e bonito. Abri o jornal, para acabar o sudoku já iniciado.
Raríssimos transeuntes passavam. O sossego era total. Anotei, como facto insólito e curioso, um hemiplégico a dar a volta completa ao largo, na sua cadeira de rodas motorizada, e com ar satisfeito. Provavelmente, porque não tinha mais nada que fazer pelas ruas tranquilas dessa vila alentejana perdida no interior de um Portugal esquecido.
Acabado o sudoku, e como HMJ demorasse na investigação que levava a cabo, resolvi levantar-me do banco para desentorpecer as pernas, passeando pelo Largo de que não decorei o nome. Deparei, então, com um pequeno busto que encimava uma coluna de pedra. Personificava, em memória de bronze, de forma ingénua e rudimentar, o dr. António da Silva Pitres (1908-1986). Nunca eu tinha ouvido falar deste médico.
Quem saberá, dos portugueses cultos, quem foi A. L. de Carvalho ou Manuel Alves de Oliveira, vimaranenses ilustres? Ou deste médico alentejano, que dava consultas à borla aos seus conterrâneos pobres? E que deixou  algum dinheiro para se fundar um Asilo para os necessitados, na sua terra? Para quem não acredita noutra vida, a fama é uma coisa supérflua. Embora...
Felizmente que todos os portugueses sabem quem é Cristiano Ronaldo. Haja deus!

2 comentários:

  1. Também já reparei que muitas terras homenageiam os seus João Semana (desconhecidos para os não naturais desses locais) através de bustos. E alguns padres também. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas este João Semana, de Cabeço de Vide, parece ter sido particularmente generoso...

      Eliminar