terça-feira, 31 de maio de 2016

Bibliofilia 134


Nunca fui muito atraído por primeiras edições de Eça ou de Camilo. Muito embora me tenha apercebido, ao longo dos anos, que o autor de "Amor de Perdição" era mais bem tratado a Norte. Pelos alfarrabistas. As diferenças de preços, das obras Camilo Castelo Branco (1825-1890), entre Lisboa e Porto, são bem notórias.
Creio que do romancista de Seide tenho apenas uma primeira edição, cujo frontispício se apresenta em imagem. Custou-me, em Lisboa e há mais de trinta anos, Esc. 1.200$00. O exemplar, em razoável estado de conservação, não tem, no entanto, as capas de brochura e mostra alguns picos de humidade no papel.
Em 1939, Arnaldo Henriques de Oliveira considerava "D. Luiz de Portugal...", na sua impressão original (Porto, 1883): "...obra rara e de cuidada edição". Era o lote nº 1371 do leilão da riquíssima biblioteca de Avila Perez, que foi arrematado por Esc. 17$00.
Hoje, num breve zapping por alfarrabistas de Lisboa e Porto, encontrei 3 exemplares, para venda, da mesma primeira edição de Camilo, com preços que oscilavam entre os 30 e os 80 euros. O que, sem dúvida, revela um certo desnorte...

2 comentários:

  1. Caro APS,

    Venho dizer que já tenho o volume que me indicou da obra completa do Eugénio de Andrade da Assírio & Alvim. O meu marido encomendou logo nessa manhã e chegou ontem. Muito Obrigada! :-)
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo!, fico contente..:-)
      Boa leitura!
      Boa tarde!

      Eliminar