segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Longevidade e ruínas



Não se pode dizer que tenha tido sorte com o Vinho de Colares. Cronologicamente, em 1979, de dois vinhos dessa região demarcada, que comprara na Parede, o saco de plástico, em que os trazia, rebentou em Alcântara e uma das garrafas partiu-se, tendo-se perdido o néctar que era bem antigo...
Como o Colares tem fama de longevo, por causa da casta Ramisco e do chão de areia, fui guardando algumas garrafas na minha adega (Chitas, Viúva Gomes...), mas também não tive grande sorte: uma boa parte delas foi condenada ao vinagre, para não se perder de todo. O vinagre é que ficou de excelência.
Depois, há convergências inesperadas. Ainda no sábado passado, e no Fugas do jornal Público, se falava efusiva e entusiasticamente das maravilhas de um Colares Viúva Gomes, tinto, da colheita de 1924. Ora hoje, em sítio impróprio e improvável, viemos a descobrir um Colares branco de 1916, da VNP, comprado há alguns anos, e de que já nem nos lembrávamos sequer.
Garrafa que, ao ser retirada do local inóspito, se quebrou, perdendo-se o néctar. Fica a foto, para memória futura deste triste desenlace.


8 comentários:

  1. Pouca sorte. Salva-se o vinagre.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. As garrafas devem ser guardadas deitadas. Assim, a rolha em contacto com o néctar está sempre húmida. Inchada, pois claro.
    Com a garrafa ao alto, a rolha seca e permite a entrada de ar, o que vai azedar o néctar … se é que não ganha teias de aranha.
    Não sei se foi o que se passou, mas fica a sugestão. Há líquidos que não se podem perder.
    Resumindo, na horizontal é que é bom ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não foi o que se passou. As suas indicações são o abc da enologia. Evidentemente, que ao falar de garrafas, na generalidade, importa excluir da posição de deitadas, por exemplo, as garrafas de Vinho do Porto, entre outras, que se devem conservar ao alto.

      Eliminar
  3. Por exemplo, eu tinha um Vintage de 1979 ( deitada ) e a rolha deixou escapar o Porto ao longo de anos ( e eu sem dar conta, claro ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma perda maior, sem dúvida..:-(
      O mesmo pode acontecer com licorosos.

      Eliminar