sexta-feira, 14 de maio de 2021

Filatelia CXLIII



A meio termo entre livro de arte, este número particulamente, e classificador enriquecido e temático, estes volumes dos CTT reuniam com gosto estético e textos de qualidade, séries emitidas anteriormente, com assuntos definidos, tratados por especialistas na matéria. Não creio que tivessem muita procura, porque até na Alemanha, nos Flohmärkte, encontrei à venda alguns e até comprei dois em bom estado. Usados, creio que se podem adquirir, hoje em dia, por entre 20 e 40 euros. 




O livro (Outubro de 1990) contendo, em blocos filatélicos, 18 selos dedicados à pintura portuguesa do século XX (Pomar, Dacosta, Nadir, Guimarães, Vespeira...) é acompanhado por um sucinto mas elucidativo estudo de José-Augusto França (1922) sobre o tema proposto. A obra teve uma tiragem de 15.000 exemplares, numerados.

4 comentários:

  1. Efectivamente este será um dos melhores livros editados pelos CTT.
    Na altura, o Arqtº Luis Duran era o Director responsável por estas edições.
    Tenho alguns ( Arquitectura Popular Portuguesa Castelos de Portugal, Traineiras da Costa Portuguesa, Mar Português, Arqueologia ...e o recente História do Bailado em Portugal ).
    Cito de memória alguns e dos quais até comprei 2, 3 ou 4 !...
    Deste que apresenta, só tenho um exemplar : É o nº 4369.
    Sou o autor das imagens a côr do das Traineiras e colaborei modestamente no do Bailado.

    Um abraço e bfs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certa e reciprocamente honrosa os CTT contarem com a sua colaboração, e o meu Amigo participar nesta publicação de qualidade. Tenho também 4 ou 5 livros, sobre temas vários. Este meu de Pintura tem o número 2819.
      Um bom fim-de-semana. E saúde!

      Eliminar
  2. O meu sogro tinha alguns livros desta coleção, que me pareceu, quando a vi, muito boa - não sei se tinha este volume em concreto. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa colecção. Quer textual, quer esteticamente.
      Bom resto de fim de semana!

      Eliminar