sexta-feira, 1 de março de 2024

Releituras

 

Foram leituras gratificantes as que fiz, no passado, do francês Maurice Genevoix (1890-1980). Os bestiários, Terno (1989) e Encantado (1991) vertidos para português, na Cotovia, em boas traduções de José Dinis Fidalgo (1960). Mais tarde vim a ler, na edição original, das Éditions du Seuil, uma singular autobiografia Trente mille jours (1980), do escritor.



Aqui deixo, do primeiro destes singulares bestiários, um pequeno extracto do texto sobre a garça-real, que estive a reler:

" - La Fontaine descreve-a correctamente, «sobre os seus longos pés deslocando-se não sei para onde, a garça-real de bico comprido encabado num comprido pescoço». Porém, a garça-real sabe muito bem para onde se dirige. Mesmo se lhe acontece engolir um caracol, não foi por a pesca ter redundado num vergonhoso desaire, é que o seu apetite hereditário pela carne da carpa ou do lúcio (ainda continuo a tomar La Fontaine por referência), não a impede de modo algum de apreciar a carne untuosa do caracol. Que pensariam disto os apreciadores de caracóis?" (pg.53)

Do belo livro, eu destacaria ainda, por impressivos, os pequenos capítulos dedicados ao Castor, ao Javali e ao Matadouro, bem como os que falam do Ouriço-cacheiro e do Vairão.

2 comentários: