sábado, 30 de março de 2024

Apontamento 162: Em Louvor de Olaf Scholz, contra a ignorância mais que atrevida, i.e. a completa menoridade de leitores




É costume, na Alemanha, haver manifestações pela PAZ por altura da Páscoa, ainda bem!

Ao mesmo tempo, é o Chanceler que transmite uma mensagem de paz e tranquilidade aos cidadãos, alguns ainda tão habituados a tempos de Guerra.

Desta vez, e como é costume do Chanceler Olaf Scholz, ele fez uma intervenção curta, sucinta, muito objectiva e explícita, para caracterizar o momento histórico e os desafios das democracias na defesa das liberdades. Sublinho, também com orgulho, que me identifico, em pleno e com os tempos que correm, com o registo deste Chanceler HANSEÁTICO !

Verdade seja que a maioria da imprensa, e outras forças menores, não entendem a elevação do seu magistério! Sinais do tempo que também nós por cá já conhecemos.

Ora, tendo acompanhado a intervenção do Chanceler através do semanário DIE ZEIT, jornal que acompanho com eventuais desvios menos objectivos para o DER SPIEGEL, não descendo, obviamente, a patamares inferiores de credibilidade jornalística, não encontrei nenhuma complexidade na mensagem emitida.

Para não haver dúvida sobre a sobriedade da intervenção, pode consultar-se o discurso aqui:

https://www.bundeskanzler.de/bk-de/aktuelles/kanzler-kompakt-ostern-2024-2268040

Depois de ouvir o discurso do chanceler, de uma clarividência sucinta, breve, mas completamente acessível, desci para os “infernos” dos comentários. Eis não quando dou com um infeliz analfabeto, que até se identifica como “bávaro”, dizendo que não percebeu o discurso, qualificando-o de “pouco claro” (?)

Ficou o incómodo, CÍVICO, DEMOCRÁTICO, CULTURAL, que motiva este “poste”.

Com a revolta perante um leitor do DIE ZEIT, que  não percebe uma mensagem simples de Páscoa do Chanceler Olaf Scholz de ca. de 1,5 minutos, mas que se acha no direito de empestar contra os órgãos eleitos pelas regras de democracia em vigor, confesso que cada vez tenho menos paciência e tolerância para a burrice.

Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário