terça-feira, 26 de março de 2024

Antologia 18



Tenho dúvidas se os livros de Wenceslau de Moraes (1854-1929) serão ainda hoje procurados e lidos. Para quem queira ter uma ideia do Japão antigo, as suas obras serão, no entanto, imprescindíveis. Mas depois dum ressurgimento, merecido, da sua pessoa devido ao diplomata Armando Martins Janeira (1914-1988) e da reimpressão dos seus livros, nos anos 70 do século passado, pela Parceria A. M. Pereira, creio que o escritor terá entrado num certo limbo de apagamento.
Para contrariar um pouco esse esquecimento, vou aqui deixar um pequeno extracto pitoresco repescado duma antologia organizada por A. M. Janeira para a Portugália Editora , em 1971. Segue (pgs. 198/9):




"Eu tenho aqui um galo e três galinhas, de raça anã, vulgar neste país (Japão); quase do tamanho de pombos. Nem eu poderia passar sem ouvir, todas as madrugadas, cantar o galo, em minha casa. Porquê? Difícil de explicar. Um sentimento herdado, presumo. O cantar do galo sugere-me miragens de um mundo de delícias - alacridades campesinas, alegrias de aldeia, vida serena no lar, com esposa e muitos filhos... - Eu devo ter tido algum remoto avô, que nunca viu o Oceano, que nunca sonhou com viagens e em países de exotismo, que viveu feliz na sua aldeia, rodeado de família, entretido na lavoura, escutando o boi de trabalho mugir cerca, os cães de guarda em seus latidos, os galos a cantarem; e dessa orquestra rústica de vida simples, enlevo do velho parente ignorado, ficou-me, talvez, o amor pelo cantar do galo, ao alvorecer."

8 comentários:

  1. Sou uma grande leitora de Wenceslau de Morais. E também aprecio o trabalho que Armando Martins Janeira fez para nos dar a conhecer um pouco do Japão.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um escritor que se lê muito bem e dá a conhecer o Japão sobre vários aspectos importantes.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  2. Belo excerto - talvez um dia leia este autor. A minha avó paterna tinha um galo e uma galinha da Índia (como ela lhes chamava) de que eu gostava muito. Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na classe dos galináceos há raças bem curiosas. Eu também sou fá dos garnisés.
      Bom dia!

      Eliminar
  3. Tenho alguns livros dele, mas acho que só li um.
    Preciso viver pelo menos até aos 150 para conseguir ler tudo o que tenho/quero 🤣😂😊
    Continuação de boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O constrangimento do espaço acaba por obrigar a alguma moderação na compra de novos livros. No nosso caso já começou...
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  4. APS,
    Felizmente, Wenceslau de Moraes continua a ser procurado. Pelo que presumo que também seja lido! É um nome incontornável para quem desejar saber mais sobre a história do Japão, seus usos e costumes.
    E, Armando Martins Janeira, teve sem dúvida, um papel fundamental como divulgador da obra de Wenceslau de Moraes e para que este não fosse esquecido.
    Já li ambos.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  5. Fiquei bem contente por sabê-lo, até por fundamentado.
    Agradeço o seu comentário!
    Creio que AMJ fez um bom trabalho de divulgação literária sobre o escritor.
    Uma boa noite.

    ResponderEliminar