terça-feira, 22 de novembro de 2022

Osmose 128



De uma forma lapidar e para sempre (?), C. P. Snow (1905-1980) chamou a atenção, a tempo, para o divórcio entre as duas culturas: Ciências e Humanidades. Mas até mesmo dentro destas duas grandes divisões, entre os seus cultores, há apartados muitas vezes inamovíveis. Não fora, na juventude, o meu convívio amistoso com três colegas, na mesma república estudantil, eu talvez ainda ignorasse nomes importantes de outras áreas das letras. Eduardo Brasão e Orlando Ribeiro, por exemplo. Em troca, eu dei-lhes a conhecer Eugénio de Andrade e Ruy Belo, entre outros. Com isso, viemos a beneficiar e alargar os nossos horizontes culturais.
Lembrei-me disso ao ler um texto muito interessante de Orlando Ribeiro (1911-1997) a descrever a Serra da Estrela. Porque penso que não é nada fácil fazê-lo, do ponto de vista geográfico. Um pequeno excerto,  assim:




" A Serra da Estrela (1.991 m) individualiza-se bem, pela sua massa que avulta por tempo claro e chega a ver-se do Sul do Tejo, pela neve, que, no Inverno, cobre e faz sobressair a parte mais alta, pelas nuvens que até tarde, na Primavera, lhe envolvem e ocultam os cimos. É um dorso enorme, escalvado, monótono e imponente pelo volume, mas sem o fino recorte do Caramulo, por exemplo. O limite SE da serra está numa queda muito brusca de 1.000 m que, vista de longe, figura uma parede quase vertical com as amolgadelas das gargantas ocupadas por antigos glaciares. Aqui acaba o granito, que forma a parte principal e mais elevada da Estrela; para Ocidente, dum e doutro lado  do Zêzere, o xisto é o material de todo o relevo."

Orlando Ribeiro, in Guia de Portugal, III vol. - Beira Baixa.

4 comentários:

  1. E era um grande Geógrafo!
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  2. Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, de Orlando Ribeiro, e Estudos da história da cultura clássica (vol.1, que é era o único existente na época), de Maria Helena da Rocha Pereira, foram os livros que mais gostei de ler no 1.º ano da Faculdade. E que tenho relido.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Obras de grande qualidade. Da Professora tive a sorte de ter sido seu aluno em Coimbra.
    Bom dia.

    ResponderEliminar