terça-feira, 30 de março de 2021

Filatelia CXLII

 


O estudo de marcas postais e cartofilia, do ponto de vista filatélico, é uma das temáticas mais fascinantes do coleccionismo. Permitindo, através de uma investigação apurada, concluir alguns factos muito diversos. Esta carta, em imagens, circulada há pouco mais de 150 anos (21 de Março de 1871), entre o Porto e Guimarães, atesta-nos a eficiência e rapidez dos serviços de Correio portugueses, na altura. Expedida da cidade Invicta, a 21/3/1871, por Jozé Martins Fernandes, foi recebida, no mesmo dia, na Cidade Berço, pelo irmão, Francisco Martins Fernandes, comerciante de solas e cabedais, na Rua Nova do Muro (hoje, Rua Egas Moniz ou Rua Nova apenas, creio).



Franqueada, a carta, com a taxa de 25 réis, selo da série de D. Luís, fita direita (1870-76), carmim rosa (nº 40, de catálogo), com o denteado de 12 e 1/2, foi batida com o carimbo numerado 46 (Porto) de barras interrompidas. O teor da carta, entre os dois irmãos, é de natureza comercial. E relata o ajuste de negócios na compra de sola, com um representante da família Cálem (hoje, mais dedicada ao Vinho do Porto), produto esse que oscilava de preço, em 1871, por entre 210 e 230 réis, com prazo de pagamento de 4 meses.



9 comentários:

  1. Ainda me lembro das cartas terem dois carimbos de circulação: o da expedição e o da chegada. Esta boa 'prática' (como gostam de dizer agora) não devia ter acabado. Mas percebe-se porque acabou, olá se se percebe.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião, os Correios começaram a descambar nos anos 80. Nos anos 60, por exemplo, eu tinha a certeza que se deitasse uma carta, em Coimbra, no marco, ao fim da tarde, a carta estava em Guimarães, de certeza, no dia seguinte. Hoje, é o que se sabe, e os palermas incompetentes dos CEOs ainda se gabam!..:-))
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Não tem muito a ver, mas quando estive a fazer um trabalho a ler correspondência, achei interessante o facto de, antigamente, se receberem cartas aos Domingos. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Mas, na Alemanha, ainda há distribuição de correio ao Sábado (ao Domingo, não). O problema, no resto, é a mediocridade dos quadros intermédios e superiores.
      Boa tarde.

      Eliminar
  3. Também é uma questão de sorte.
    Por vezes, chega-me correspondência que fora expedida no dia anterior...
    Mas nesse caso não há mérito algum do CEO !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre correios verdes e azúis, venha o diabo e escolha, que até parece que existem para enganar o pagode e sacar mais dinheiro ao Zé...
      Depois acontecem coisas caricatas: há 4 ou 5 anos pusemos no Correio 2 cartas, na mesma altura - uma para o Porto e outra para a Alemanha. Pois a que foi para Colónia chegou dos 2 antes da que foi para Aldoar!!!...
      Bom dia.

      Eliminar
    2. Errata: queria dizer - ...chegou 2 dias antes...

      Eliminar
  4. OS correios, hoje em dia, são um verdadeiro quebra-cabeças. Tanto podem primar por alguma eficiência, como nos podem fazer desesperar e até em Lisboa, entre os Restauradores e a zona do Chiado, uma carta pode demorar três semanas a chegar :( Parece-me que estão com alguma melhoria, pelo menos nas minhas experiências mais recentes, mas não vou já festejar...
    Estes circuitos e cartas antigas permitem saber mais da história do país, sem dúvida.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De uma forma geral, eu tenho saudades da eficácia dos Correios portugueses de antigamente. Mas, na Alemanha, o serviço prestado também não está muito melhor e, dantes, também eram eficientes, como os nossos.
      É verdade, sobre as conclusões a que podemos chegar, com a correspondência antiga analisada.
      Bom dia.

      Eliminar