domingo, 19 de abril de 2020

Reabastecimento


Desabituadas a andanças mais prolongadas, ultimamente, as pernas começam mais cedo a claudicar. Próximo, o banco de cimento camarário convida-me a sentar, o que dá para notar os inúmeros brotos das velhas oliveiras, em frente, a família voadora das 5 rolas murmurantes e o orvalho perlado das ervas rasteiras. Até deu para ver uma rastejante minhoca esguia e coleante, bichinho que há meses não se me atravessava no caminho. Vem, fresca da chuva, rabiar ao Sol da manhã.
Chega de pausa, ala até ao Mercado!
Já dentro e de longe, aceno ao sr. Mário, que ainda tem o talho vazio pela hora matutina, o alentejano, hoje mascarado, que vende pão de boa qualidade artesanal, trouxe com ele um ajudante. A dona Irene falhou nos morangos, justificando-se com a chuva que, nos últimos dias, os melou de forma imperdoável, mas já tem pêras à venda e meloas temporãs, que só costumam vir em Maio. A banca do peixe está também fresca e abundante. Mas temos o frigorífico bem abastecido do produto.
No regresso, cruzámo-nos com mais uma mascarada, que o cão trouxe a passear pela trela... 

10 comentários:

  1. Do que mais sinto falta é de dar uso às pernas.
    Este ano tenho comido boas peras.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Eu bem gostaria de as ter mais firmes..:-(
    Olhe que as meloas também andam boas!
    Uma boa tarde.

    ResponderEliminar
  3. A verdade é que as pernas já se queixam do confinamento. Em particular aquelas que, o dono, não tem cão para levar a passear.
    .
    Domingo feliz

    ResponderEliminar
  4. Como nos últimos anos tenho andado muito com o carro, por motivos que não vêm ao caso, acho que agora em casa ando mais, para trás e para a frente a fazer as tarefas domésticas, a atender a tudo o que tem que ser atendido. Ontem pesei-me e fiquei espantada, porque tenho o mesmo peso (julgava que estava mais gorda, por estar em casa, mas não...).

    Mas, claro, é um caminhar diferente. E apesar de gostar de estar em casa, tenho saudades da liberdade, tenho.

    Um bom domingo:))

    ResponderEliminar
  5. Amanhã irei sentir o peso do comboio e o olfacto do covid na carruagem, quantos irão mascarados?
    PS: "Money Monster" - Canal Hollywood - 22hoo
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela dica!
      Isto até parece um carnaval serôdio..:-)
      Uma boa e próxima semana.

      Eliminar
  6. são passeios tristes, estes que damos por ora. E tão raros. Tenho saudade comprida a ver uma criança ao vivo, nem que seja de longe.Mas terei de aguardar até não se sabe quando.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  7. As saídas, mesmo que espaçadas, sabem bem. E um Mercado, em que se conhecem os vendedores pelo nome ainda me soa melhor. Faz-me lembrar a Praça de Algés, sem estas modernices de restaurantes, na qual me custava entrar em miúda por causa do cheiro do peixe, mas onde sabia que ia encontrar bons produtos na banca da D. Júlia dos legumes e frutas, ou descobrir um colega da escola primária na outra das batatas ou ainda ser chamada pela senhora do peixe (que um dia até apareceu nos jornal das oito na tv, muitos anos passados).
    Boas memórias
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da infância, ficou-me também o Zé Bento, talhante competente e bem disposto, do Mercado de Guimarães, aonde a Maria, empregada e "segunda mãe" lá de casa ia, também, buscar folhas de amoreira para dar de comer aos meus bichos-da-seda de que eu fazia criação...
      (Lembranças que o seu comentário me sugeriu.)
      Bom dia.

      Eliminar