domingo, 26 de fevereiro de 2017

Retro (92)


A publicidade ao tabaco é, hoje em dia, uma actividade quase clandestina ou, pelo menos, politicamente incorrecta. Mas o tema, em si, produziu belos cartazes, como estes, franceses, que aqui se reproduzem. Aquele que encima o poste é, do meu ponto de vista, esteticamente muito agradável, datando dos primeiros anos do século XX. O segundo, menos conseguido, feito por Germaine Bouret, em 1936, destinava-se a publicitar os cigarros Naja.


agradecimentos a H. N..

10 comentários:

  1. Qualquer deles garante extraordinários poderes: da liberdade plena ao poder encantatório. Hoje tenho alguma pena de não ter experimentado. Quem sabe gostava...mas é que nunca a curiosidade me mordeu. Oportunidades não faltaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todo o fruto proibido é apetecido, mas creio que não perdeu nada.
      Grande parte das nossas experiências são meras elaborações mentais, após a sensação natural.

      Eliminar
  2. Muito bem conseguido o primeiro. Gosto de ver cartazes publicitários. E de lhes apreciar a criatividade inerente.Há lojas, onde, por vezes, encontramos reproduções de alguns bem interessantes.
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena é a dificuldade de exposição e arrumo de cartazes... Ainda tive alguns, durante anos enrolados que se acabaram por estragar..:-(
      Bom resto de fim-de-semana!

      Eliminar
  3. Os anúncios antigos são fascinantes - tanto no sentido estético, como às vezes pela ironia. Bom dia!

    ResponderEliminar
  4. Dois exemplos de cartazes bem engraçados que marcaram uma época. (ex-fumador me confesso, mas também acabaram com o tabaco que fumava!:)
    Gosto de olhar o passado, porque encontro sempre algumas boas memórias, recentemente adorei ver uma exposição do Mude (fora de portas) dedicada aos letreiros em Lisboa, que marcaram uma época. Caso não tenha visto, tomo a liberdade de sugerir uma visita.
    Muito boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ando a deixar, já lá vão 5 meses...
      Não vi ainda a exposição de que fala. A ver se lá dou um salto, e muito obrigado pela indicação.
      Um bom dia!

      Eliminar
  5. A publicidade ao tabaco é proibida. Há anos a marca Silk Cut fez um cartaz metafórico e foi multada, em Inglaterra. Se eu encontrar o anúncio, posto-o. Era genial.
    Estas publicidades são giras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não estava certo sobre se havia proibição...
      Espero que tenha bom resultado na procura...-)

      Eliminar