sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A elegância do traço e o gosto da aventura : Hugo Pratt



Deve ter sido a última banda desenhada que li, com gosto, e já na meia idade. O traço deste italiano, nascido a 15 de Junho de 1927, em Rimini, conquistou-me desde logo pela elegância e sobriedade. Foi ms quem mo deu a conhecer, e aqui lhe agradeço, até porque eu já me tinha despedido, definitivamente, da BD. As aventuras de Corto Maltese eram também interessantes, e isso ajudou. Hugo Pratt morreu faz hoje, precisamente, 5 anos, na Suiça. Por isso o lembro.

P.S.: para ms, por me ter dado a conhecer Hugo Pratt.

7 comentários:

  1. Da terra do Fellini.
    Gostava de ir a Rimini.

    ResponderEliminar
  2. Porque será que esta gente acaba toda na Suíça? Estranho! Lembro-me sempre do livro do Ziegler A Suiça lava mais branco...

    ResponderEliminar
  3. Mais que oportuno comentário, MR,:-)

    ResponderEliminar
  4. Grande Corto, um dos "heróis" da minha juventude. Devorei tudo, primeiro semana a semana no Jornal do Tintin, dirigido pelo saudoso Vasco Granja, e depois nos álbuns completos. Mais recentemente, no cinema de animação,em dvd, para matar saudades. Mas o entusiasmo inicial com este marinheiro das sete partidas não há dvd que recupere...

    ResponderEliminar
  5. Sempre me pareceu que o Luís Barata tinha bom gosto.

    ResponderEliminar
  6. E vamos "fabular" com a Fábula de Veneza...

    ResponderEliminar