sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Citações XL : Unamuno (e a raínha de Inglaterra)



"Portugal, povo de suicidas", Miguel de Unamuno (1864-1936).

A frase de Unamuno decorre do seu conhecimento, de viagens que fez a Portugal (1907-1909) e de contactos amigos que estabeleceu com Manuel Laranjeira (1877-1912) que se suicidou; mas reporta-se, também, a Antero, Soares dos Reis, Camilo e Mouzinho de Albuquerque. Como poderia tambem incluir Florbela Espanca e outros. Mas estes foram suicídios físicos de portugueses, nessa época.
Agora, assistimos ao "hara-kiri" do nosso PGR que se considera uma "raínha de Inglaterra", pelos seus fracos poderes. Se não tivesse havido, primeiramente, Cunha Rodrigues, cujo mandato me pareceu positivo, e apenas o "gato constipado" (assim crismado por Eduardo Prado Coelho), com a sua gaguez interventiva, sobretudo no processo "Casa Pia", que me pareceu desastrado, eu até aceitaria, se calhar, esta "auto-entronização" de Pinto Monteiro. A que se seguiu o duelo funambulesco entre o Sindicato de Juízes e o PGR. Sejam discretos, meus senhores! Ou, então, andem à pancada, mas dentro de casa...
Até me apetece - plagiando um velho ditado português - rifonar e dizer : Casa onde não há justiça, todos ralham, ninguém se justifica...

5 comentários:

  1. "Hara-kiri", diz bem. Até pode achar que é a rainha de Inglaterra, mas devia saber que as rainhas não fazem cenas em público...
    Quanto a Cunha Rodrigues, lembro-me que todos os processos «relevantes» do tempo em que esteve na Procuradoria acabaram arquivados, por prescrição ...

    ResponderEliminar
  2. Concordo que Cunha Rodrigues era um "florentino" (Escorpião como Mitérrand), mas a imagem e domínio de situações eram outros. E não me importava de trocar pelo gato constipado, nem pela raínha de Inglaterra...

    ResponderEliminar
  3. Sim, visto dessa perspectiva tem razão. Aliás, cada vez que se verifica uma mudança nas instituições (todas em geral) parece que o nível resvala, e andamos nisto há anos...

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente,c.a.,até aos PR's se podia aplicar, para mal dos nossos pecados...

    ResponderEliminar
  5. Florentino é um adjectivo que se aplica na perfeição a Cunha Rodrigues.

    ResponderEliminar