sábado, 22 de outubro de 2016

Da janela do aposento 64: Ofícios em extinção




A forte herança genética sempre contribuiu para admirar e, até, pretender exercer um ofício. No entanto, o desejo não tivera apoio materno pelas escolhas por ofícios pouco recomendáveis a meninas, porque o marceneiro da família era o tio, homem, portanto. O objectivo final seria uma carreira de arquitectura de interiores, mas, sem a aprendizagem do ofício, nada feito.

Ficou, todavia, a observação permanente da composição manual que deixou memórias inesquecíveis e, mais tarde, ajudou na escolha de um curso livre de encadernação. Assim, da composição até à conclusão do ciclo do livro, fechando-o no invólucro que o segura e protege, temos todo um conjunto de ofício e saberes que se encontram em vias de extinção.

Recentemente, tive o enorme prazer em assistir, durante vários dias, ao restauro de um livro antigo. Deixo em imagem a encadernação, no seu estado antes da intervenção. Para além dos ensinamentos, reencontrei uma “alma gémea”, pois o mestre encadernador que lhe tinha transmitido os saberes fora, afinal, também o meu.

Durante todo o percurso de trabalho, e não encontrando à minha volta gente nova a aprender a arte, perguntava-me até quando haverá obreiros dedicados nestes ofícios em vias de extinção.

Post de HMJ, dedicado ao Mestre Mourão 

8 comentários:

  1. A HMJ sabe encadernar estas maravilhas?!
    É um tipo de trabalho que exige muita paciência.

    Foi pena não ter fotografado depois da restauração, para vermos como ficou. Deve ser um livro muito antigo e precioso:)

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
  2. Ainda voltei. Sabe que,eu gostava de saber sobre carpintaria? Fazer e restaurar móveis e objectos em madeira. Gostava imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      Não me atrevia fazer o restaura desta maravilha, em imagem, mas agora fiquei a saber muito mais. Por acaso, já restaurei uma encadernação antiga de pergaminho, seguindo os preceitos que aprendi, i.e., respeitar o que está feito.
      Quanto ao restauro dos móveis, em breve terá notícias.

      Eliminar
    2. Fico ansiosa para saber...

      Se morasse em Lisboa, talvez já tivesse feito algum curso de restauro, mas por aqui não há nada disso.
      Boa noite:)

      Eliminar
  3. Há muitos anos que espero poder fazer um curso de encadernação quando me reformar. Veremos...
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      aproveite, enquanto pode, de algumas orientações bastante úteis. Agora, com a situação actual da Fund. R. Espírito Santo nem sei quem oferece cursos de encadernação.

      Eliminar
  4. Um ofício que também gostava de aprender. Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Margarida Elias:
      não pratico mais, porque não tenho assoalhada disponível só para trabalhos manuais ...

      Eliminar