sábado, 1 de maio de 2021

Bibliofilia 187



Não sendo embora do meu grupo de poetas mais próximos, ou mais familiares, sempre me intrigou que Jorge de Sena não tivesse incluído nas suas Líricas Portuguesas - 3ª série (Portugália Editora, 1958), o nome e uma selecção de poemas de Natália Correia (1923-1993), escritora já suficientemente conhecida e publicada, por essa altura. E que viria a editar quase duas dezenas de livros de poesia, até à sua morte.



No próprio ano da publicação (1966) foi-me oferecido um exemplar de O Vinho e a Lira, numa edição bonita de Fernando Ribeiro de Mello. O livro foi, pouco depois, apreendido pela Censura, pelo que não é muito frequente aparecer à venda. A Livraria Manuel Ferreira (Porto) vendeu um por 75 euros e a Castro e Silva (Lisboa) tinha outro à venda, por 80 euros. Como não mais foi reeditado, aproveito para lembrar que O Vinho e a Lira, no próximo dia 7/5/2021, sexta-feira, será republicado pelo jornal Público, e acompanha o diário ao preço de 6,90 euros. Será uma boa oportunidade para o adquirir...

4 comentários:

  1. Tenho um exemplar e é realmente muito bonito.
    Uma edição muito cuidada.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ribeiro de Mello era um esteta, embora muito singular..:-)
      Desejo-lhe uma boa noite.

      Eliminar
  2. Eu tb tenho um exemplar (já aqui estão três) desta edição. O Público vai publicar este livro mas não será com esta capa aveludada.
    Não me lembrava que o livro tinha sido apreendido.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E lá vão três..:-)
      Também não imagino que a reedição do Público venha a ser tão aprimorada como a original.
      Boa tarde.

      Eliminar