quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Incursões culinárias 30: Aachener Printen - Ingredientes


Aproveitando o meu livro de receitas da Renânia, e completando o "post" de MR, no Prosimetron, apresento a foto com os ingredientes das ditas Aachener Printen, uma espécie de broa de mel, próprias para a época natalícia.

Ao lado encontra-se um molde, à moda antiga, altura em que os Printen eram maiores e tinham desenhos. 

Post de HMJ

7 comentários:

  1. São os tais bolos de gengibre? Não gosto nada das "broas de mel" portuguesas… Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Margarida Elias:
      A minha receita, original, não tem gengibre, que consta apenas na Wikipedia. Como se vê pela foto, além de noz moscada, cravinho e canela, leva, como especiaria, ainda o cardamomo, aliás muito típico nos bolos e bolachas natalícias da região.

      Eliminar
  2. Têm um ar delicioso (e estes os ingredientes parece-me ver melaço e açúcar mascavado). Devem dar algum trabalho.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para PNLima:
      Pois, tem razão. As "printen" não levam mel; têm como base o melaço, não de cana, mas de beterraba sacarina, aliás a base para a produção de açúcar na região. Nunca me atrevi a fazer "printen", embora tinha alguns moldes antigos engraçados, com figurinhas. Temia o trabalho e um resultado pouco aceitável. Por outro lado, há tantas opções de venda, na época de Natal, com qualidades e preços muito variados, que não compensa o trabalho.

      Eliminar
    2. Percebo-a perfeitamente. Ainda no século passado fiz um ano, baseada no livrinho "Natal Português na Cozinha", broas castelar e de milho... que trabalheira. Não voltei a repetir se bem que a ausência de broas de milho à venda na altura do Natal me faz pensar que se calhar 2020 vai ser o ano de nova "safra" :-)
      Bom dia

      Eliminar
  3. Ainda que não seja grande apreciadora de bolachas tenho em casa um "monstro das bolachas" que talvez agradecesse a receita. Só com os ingredientes não chego lá. Mas talvez até exista na net. Já copiei várias e só uma não deu bem.
    Boa tarde

    ResponderEliminar
  4. Vi montras cheias de bolos destes dos mais variados feitios e ingredientes: uns com frutos secos, cobertos de açúcar glacé e de chocolate, mas não vi nenhuns com as figuras gravadas.
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar