sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Maria vai com as outras...


Quem melhor do que a terra natal para acarinhar e lembrar os seus filhos dilectos?
Aqui há uns bons anos comprei e li, pela edição primeira, A Alma Nova (1874), livro de versos mais importante do jornalista e estimável poeta escalabitano Guilherme de Azevedo, que foi participante da notável Geração de 70, portuguesa.
Recentemente, e da passagem pela Biblioteca Pública de Santarém, trouxe dois pequenos catálogos (em imagem) de exposições que se fizeram para celebrar o Poeta. Sobre a data da morte de Guilherme de Azevedo não há margem para dúvidas ou fantasias: foi em Paris, a 6 de Abril de 1882.
Quanto à data de nascimento, terá sido, em Santarém, a 30 de Novembro de 1840. A Wikipédia, no entanto, resolveu envelhecer o poeta um ano, e pô-lo a nascer em 1839...
E logo, copiadores eméritos, a Infopédia, o Citador e, pior ainda, o Projecto Vercial (da Universidade do Minho!?...) repetiram o erro, sem se preocuparem em certificar as fontes, com o rigor que se impunha.
E é assim que uma mentira muitas vezes repetida, às vezes, se transforma numa falsa verdade.

9 comentários:

  1. É no que dá o COPIA e COLA !
    Mas é de lamentar e muito que essas importantes fontes não tenham mais responsabilidade no que fazem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, muito embora alguns "Mestres", por preguiça ou falta de ética, também tenham incorrido neste tipo de asneiras...

      Eliminar
  2. A wikipedia pede que quem detecte dados com erros ou incompletos os contacte para poderem corrigir e melhorar.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente informações dessas são mato.
    No ano do centenário da morte de Guilherme de Azevedo, li umas 'coisas' dele e sobre ele.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A própria iconografia da Wikipédia está inçada de erros...
      Há que certificar e cruzar dados nesta espécie de "reader´s digest" dos pobrezinhos...
      Bom dia.

      Eliminar
  4. Numa das suas crónicas Umberto Eco conta-nos que quando surgiu a Wikipédia decidiu ir ler o que tinham escrito na sua página e depois de encontrar diversos erros decidiu rectificar os mesmos e meses depois ao regressar à página descobriu que eles tinham regressado e aumentado, ainda hesitou e voltou a corrigir e quando voltou a visitar à "famosa" página da net, um ano depois, percebeu que era um site a evitar e desistiu. A crónica foi publicada na saudosa revista que era editada nesse jornal quase extinto que é o DN.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Geografia a História, tudo aquilo que é "marcano" deve ser visto sempre com avisada suspeição e prudência realista. Depois há as rotineiras mensagens formais dos algoritmos que, em regra geral, não são para levar a sério.
      Cordialmente, retribuo os seus votos.

      Eliminar