terça-feira, 24 de outubro de 2017

Estão a curtir!...


A seca e as condições climáticas adversas deste ano de 2017 tiveram, como todos sabemos, consequências trágicas sociais em Portugal.
Bem como na agricultura, mas de diversa índole. Na região do Dão, por causa dos fogos monstruosos, perdeu-se grande parte da produção vinícola. Mas, por outro lado, no Alentejo e, sobretudo, no Douro, embora a colheita, nas vindimas, tenha sido antecipada e inferior à média, anunciam-se vinhos de grande qualidade, e prevêem-se algumas declarações de vintage no Vinho do Porto.
No plano doméstico, cá por casa, não podemos queixar-nos. O limoeiro da varanda a Sul, que perdeu, sem produzir frutos, todas as flores do Inverno, resolveu florescer pela segunda vez do ano, no início deste mês de Outubro, talvez pelas condições climáticas, e parece poder vir a dar 4 ou 5 limões, se tudo correr bem.
Mas o caso mais extravagante é que a pequena oliveira, da mesma varanda a Sul, mais do que duplicou a sua produção recorde, que estava em 49 azeitonas, no ano passado. No presente ano de 2017, a safra foi de 115 azeitonas rechonchudas e bonitas. Que (como se pode ver na foto) já estão a curtir!...

6 comentários:

  1. O que está a dar é a agricultura doméstica. :) Mas como dizia o meu pai, sobre uns verdes, também de agricultura doméstica: «É melhor não fazer as contas ao preço de cada uma destas alfaces.»
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São palavras de sabedoria prática. Mas estas azeitonas, tirando a água (muita) com que foram regadas, não deram muito mais despesa.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. E que saborosas devem ser, cultivadas e colhidas com carinho!
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, sim senhor, mas ainda só provámos uma, por estarem em curtimento...
      Bom resto de semana!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. É verdade, muito generosa a produzir..:-)
      Boa tarde!

      Eliminar