quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A feira dos horrores


Não se deve subestimar o lado Kitsch da cultura inglesa, paralelo a um elevado índice cultural da sua elite intelectual que, talvez, só encontre correspondência europeia na Alemanha e na França. Para além de um apurado sentido crítico, pouco desenvolvido nos países do Sul da Europa.
Perto da London Bridge e à saída da Victoria Station, dois jovens e uma rapariga distribuíam, aos passantes, folhetos apelativos para que visitassem The UK's Scariest Experience, instalada num rés-do-chão engalanado, por fora, na melhor tradição da parafernália barroca do Harry Potter.



Alguns pais iam entrando, com as suas criancinhas, para essa versão popularuncha, e talvez mais barata, do Museu de Cera de Madame Tussaud. Ou para essa sessão do que eu consideraria a versão malsã das Disneilândias que pululam por toda a nossa Europa de fantasias... Ou ainda para esses Halloween de importação clonada que, dentro de dias, todas as Escolas portuguesas irão celebrar, através das suas criancinhas ingénuas e mascaradas.
E viva a festa!, que o show must go on...


2 comentários:

  1. «Educational fun»! Na última vez que fui a Londres também vi anúncios a «divertimentos» semelhantes: cabeças cortadas, pessoas estripadas... Curtidíssimo! Meus deuses!
    Quanto ao grafismo do panfleto, também temos por cá coisas semelhantes.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Supino da elegância, o folheto de que só mostrei uma parte..:-))
      Mas este lado kitsch vai até ao alto: lembro-me de ver uma foto dos interiores habitados pela vetusta Majestade, com uma decoração de supremo mau gosto.
      Retribuo, cordialmente!

      Eliminar