terça-feira, 20 de setembro de 2016

Boas novas


Não é todos os dias que nos podemos congratular com boas notícias. E, desta vez, foram duas que surgiram quase em simultâneo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu oficial e garantidamente que o sarampo e a rubéola foram erradicados em Portugal. É o resultado de uma política de saúde consistente e perseverante, ao longo de várias décadas, mas também um objectivo alcançado pelos agentes, diversos, do Serviço Nacional de Saúde português.
A outra boa nova prende-se com a Cultura e o Património nacional. E interrompe dois séculos de desmazelo, ao ser anunciado o projecto de conclusão do Palácio Nacional da Ajuda que, segundo foi dito, ficará concluído em finais de 2018. O custo (15 milhões de euros) será suportado pelo Ministério da tutela e pela Câmara de Lisboa (através da taxa turística, que tanta polémica provocou, quando foi lançada...).

4 comentários:

  1. Cheguei a ter sarampo e rubéola quando era pequenina. Ainda bem que estas doenças já estão erradicadas do nosso país. Fico contente. :-)
    No entanto, nunca como hoje e desde há algum tempo a esta parte, em que há mais acessos a pediatras e as crianças me parecem ter mais saúde e mais cuidados, noto os pais mais ansiosos e stressados com a saúde dos filhos, que no meu tempo de criança. Quando eu era miúda, ia-se ao médico da caixa, éramos tratados e pronto - e sem grandes alaridos ou stresses. E eu tive todas as doenças infantis: além das já mencionadas, varicela, papeira e até hepatite A. Ainda me lembro de estar a soro num braço e na outra mão, os livros da escola para não ir perdendo o fio à meada...Hoje, possivelmente, a minha mãe seria altamente censurada por isto...:-))
    Boa tarde! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sarampo também tive, a rubéola não. E também apanhei uma hepatite bondosa, aos 14 anos - sobrevivi saudável, felizmente. Ainda me lembro, aquando do sarampo, dos vidros da janela do meu quarto, estarem tapados com folhas de papel avermelhadas..:-)
      Grande parte dos pais de hoje são uns "peléns"(=gente muito mimosa), não deixam crescer os filhos (com medo de os perderem?) como deve ser, e incomodam-se muito com coisa pouca.
      Bom resto de semana, Sandra!

      Eliminar
  2. Eu só não tive papeira e rubéola. De resto, tive tudo, até escarlatina, que não era muito vulgar. E também hepatite.
    Com o sarampo, tínhamos de estar meio às escuras por causa da vista.
    No meu tempo, tínhamos uma constipação e ficávamos em casa. E bem para não ir contagiar para a escola o resto da miudagem. Mas tinha a minha mãe em casa. Hoje vai tudo doente para a escola. Constipado, com febre...
    Mas, por outro lado, há aí uns pais meios loucos que não querem vacinar os filhos.

    Quanto ao Palácio da Ajuda, também me congratulo com o final desta novela (que se calhar ainda agora recomeço). Disseram-me tão mal do projeto que quando o vi...
    O Palácio precisa de espaços, precisa de ser arranjado e finalmente vai haver local adequado para haver espaço para expor as jóias da coroa.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ficava em casa, quando estava constipado. O pior foi a gripe asiática que atingiu todos, lá em casa...
      Hoje, também ouvi alguns comentários desabonatórios sobre o projecto para oPalácio da Ajuda, bem como o facto de ter sido escolhido sem concurso.
      Vou esperar para ver...
      Boa noite!

      Eliminar