quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Idiotismos 48

 

Não estou seguro de que o termo idiotismo se aplique com inteira propriedade a este poste.
Acontece que provámos, há dias, as primeiras rainhas-cláudias deste ano. Dulcíssimas e muito boas, este pequeno fruto é chamado, no Norte, também e de forma menos aristocrática - ameixa-carangueja. Não é caso único esta variação geográfica que tem nomes diferenciados. Se os pastéis de nata (ou de Belém) assim são chamados em Lisboa, no Porto são conhecidos por tigelinhas.




E há ainda outro caso ainda mais insólito. Creio que toda a gente conhece, no Sul, e quase todos apreciam as nêsperas que, na zona vimaranense e até no Porto, por vezes, são chamadas magnórios, enquanto que nêsperas, fruto autóctone (?) minhoto, é um fruto escuro ligeiramente ácido, um pouco farinhento, que costuma amadurecer por Novembro, e com este aspecto:


E posso acrescentar que não é muito apetitoso, nem tem grande sabor...

7 comentários:

  1. Desconhecia estas variações de nomenclatura :-) Essas nêsperas não parecem, realmente, muito apelativas. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao fruto em questão, amigavelmente, não recomendo..:-)
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Gosto da ameixa-carangueja, ainda ontem comprei umas quantas, porque estão bem doces este Verão, é bem verdade. Desconhecia que se chamavam assim. Será que o carangueja tem a ver com o facto de irem ficando alaranjadas? Os magnórios (que não gosto) conhecia, fruto de passar férias em Leça da Palmeira ou com nortenhos pelo Algarve. Há uma árvore em Queluz, ao pé da ribeira, cheia delas, fora de alcance :) As nêsperas minhotas nunca vi:
    Boa tarde

    ResponderEliminar
  3. Mais uma nota, desculpe o abuso... "tigelinhas" nunca tinha ouvido, mas que ofensa eu fiz um dia que levei uma "torta"... ora essa, então não era um "bolo enrolado"? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegui descobrir donde lhe vem o nome "marítimo", mas a sua hipótese faz algum sentido - talvez.
      Ao Domingo (vimaranense), a minha Mâe fazia alternadamente ou uma travessa de Leite-Creme queimado ou o Rolo (a sua Torta) com recheio de Geleia de Marmelo.
      As nêsperas (minhotas) creio que só as há numa área muito restrita, à volta de Guimarães. Há uma localidade perto, onde Raul Brandão teve uma casa(do Alto), chamada Nespereira. Se calhar por causa dessa fruta.
      Boa tarde.

      Eliminar
  4. Tb não conhecia estas variações.
    Já comprei rainhas-cláudias por três vezes; este ano são ótimas.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas errâncias Norte-Sul ajudaram..:-)
      Os pêssegos, este ano, também estão óptimos.
      Um resto bom de tarde.

      Eliminar