quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Apontamento 142: Investigações recentes

Na sequência do Apontamento anterior com o número 141, com data de 22.6.2021, em que aguardávamos o envio do Gutenberg-Jahrbuch de 2021 [= Anuário de Gutenberg], já tivemos ocasião e tempo para ler o conjunto das contribuições deste ano.

Acontece, no entanto e como em todas as publicações do género, que os artigos nem sempre concitam o nosso interesse, parcial ou totalmente. No entanto, como a organização dos artigos se orienta tanto por épocas como por temas, encontramos sempre, sobretudo na secção dedicada às investigações sobre o Livro e a Imprensa dos século XV e XVI, algo que nos prende a atenção.

 


Sucede, contudo, que, na secção acima referenciada, surgiu este ano um artigo interessantíssimo, de um investigador italiano chamado Riccardo Olloco, dedicado ao estudo dos tipos romanos, usados em Veneza no século XV. O interesse da investigação de Riccardo Olloco prende-se, sobretudo, com a abordagem minuciosa e metódica bem como com o registo visual do parque gráfico em uso, lançando as bases para uma micro-análise das várias sortes que nos enchem a medida da nossa curiosidade.

E como cereja em cima do bolo, ficámos a conhecer a tese de doutoramento do investigador italiano, publicada em 2019.

 Ora, esse tesouro de investigação nos chegou ontem com algum atraso, mau grado os péssimos serviços de algumas empresas de entregas, tipo dpd’s e companhias, que nem sabem ler correctamente as etiquetas com as moradas.

O que interessa, agora, é que chegou e aqui fica a imagem do livro que, certamente, me irá encher o universo dos “meus murganhos” nos próximos tempos.

Por fim, fica a notícia da editora italiana, dedicada a publicações ligadas ao estudo das letras, juntando, para o efeito, os marcadores que acompanhavam o livro.

 

LAUS DEO !

Hmj

3 comentários:

  1. O marcador «Bar» (estilo letreiro luminoso) é bastante engraçado.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    o verso do marcador, que não coloquei, diz o seguinte:
    "James Clough, Signs of Italy. Outdoor Lettering. Up and Down the Boot"
    E continuação da PACIENCIA !

    ResponderEliminar
  3. Igualmente. 😉
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar