quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Ornitologia matinal



As gaivotas, de tantas, acabam por ser irritantes, as pombas impertinentes e chegam a ser atrevidas por já não terem medo dos seres humanos - têm a cobertura sempre inefável do PAN. Os pardais já foram mais (para onde terão ido?) mas também não temem os homens. Guardo a minha simpatia para as andorinhas e para os melros, estes com os seus saltinhos divertidos e passos miúdos que fogem, nervosos, da vizinhança humana.
Agora, uma poupa, na sua beleza e crista, é que eu nunca tinha visto tão de perto, talvez a pouco mais de 1 metro, no relvado do canteiro, junto ao café, fechado para férias, quando eu ia comprar o jornal. Que se afastou ligeira, mas discreta, logo que eu me aproximei e fixei a vista. Visão matinal de beleza, que me deu alegria. Acima fica a sua classificação e  descrição, constante do Guia de Campo das Aves (1994).

8 comentários:

  1. Que engraçado.
    Gosto de pardais, embora o chilrear deles às vezes seja cansativo (não há silêncio), e de melros.
    Andorinhas agora são raras, mas gosto de ver as viagens que fazem de e para os ninhos, para alimentar as crias.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tive muita sorte ou, no mínimo, foi um acaso feliz..:-)
      Aqui, pela zona outrabandista, também, de tempos a tempos, costumam aparecer grupos de corvos (já vi de 3 a 11) e, mais raramente, aves de rapina.
      Um bom dia, também.

      Eliminar
  2. Que sorte :)
    Gosto de quase todos os pássaros, mas pombos e gaivotas cansam-me! As gaivotas descobriram a feira do Monte e ao sábado abundam na zona.
    Andorinhas são do mais engraçado que há.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Paula!..:-)
      As gaivotas, até pela agressividade, são um horror.
      As andorinhas têm aquele voo errático, nervoso e grácil.
      Boa tarde.

      Eliminar
  3. Na Praça João do Rio, em Lisboa, tenho visto um pássaro que julgo que é uma trepadeira azul. Muito medroso, por isso vejo-o sempre de longe. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é que não conheço e nunca vi nenhum, creio.
      Bom resto de fim-de-semana.

      Eliminar
  4. Eu na verdade percebo pouco do assunto, mas visto de longe e a fugir, é o que me parece. Mas pode ser outro diferente... :-) Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre difícil, Margarida, identificar as aves, excepto as mais comuns.
      Uma boa semana!

      Eliminar