segunda-feira, 11 de maio de 2020

Desabafo (54)


É conhecida, e antiga, a frase que os aristocratas diziam para os criados e usavam para prevenir a chegada dos artistas aos seus palacetes de antanho, para lá ir actuar: "Guardem as pratas, que vêm aí os cómicos!"
Há por aí, agora, umas boas almas puristas e escandalizadas com as posições políticas tomadas por Regina Duarte, no Brasil. Esquecem-se, por exemplo, da leviandade ideológica de Eunice Muñoz, por cá que, de algum modo, seguiu artisticamente Zita Seabra, no seu apego à múmia de Boliqueime.
Artistas, cómicos, agentes culturais, como quase sempre viveram mal, gostam muito de lentilhas...

4 comentários:

  1. No pós 25 lembro-me de ver a Eunice, na TV, a fazer de galinha, ou galo, para divertimento (supostamente) das crianças. Não sabia na altura quem ela era e as modernices televisivas (em que aquele sketch, para mim, se incluía) que se fizeram para alimentar os espíritos jovens não eram do meu agrado (tinha 7 ou 8 anos).
    Não esqueço a "Malu Mulher" onde vi a Regina Duarte pela primeira vez.
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande actriz, a Eunice, vi-a representar, entre outros papéis, uma memorável Mãe Coragem de B. Brecht, o que não quer dizer que não tivesse tido um percurso político ziguezagueante (do PC ao PSD), conforme as conveniências e os "pratos de lentilhas"...
      Um bom fim de tarde.

      Eliminar
  2. Sou uma dessas pessoas escandalizadas com as declarações de Regina Duarte.
    Eunice Muñoz fez uma trajetória que a levou de compagne de route do PCP para o Cavaco, via Santana Lopes.
    Por muito que eu deteste Cavaco Silva (e tudo o que ele representa) não é Bolsonaro, nem Eunice Muñoz defende a Ditadura Militar.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Santana tinha mel ($) e as "santanettes" a ajudar, mas Eunice entrou por que quis - pelas vantagens e convenientes. Como dizia Camus, ao Homem restam sempre duas hipóteses: dizer não ou ir-se embora.
      Mas também há os que se rendem às delícias...
      Felizmente que não somos a América, seja do Sul ou do Norte!
      Uma boa tarde.

      Eliminar