segunda-feira, 6 de abril de 2020

Pinacoteca Pessoal 163


Sempre tive a tentação de considerar da mesma família artística os pintores Graham Sutherland (1903-1980), Lucian Freud (1922-2011) e Paula Rego (1935), muito embora entre o nascimento do primeiro e o da última medeiem mais de 30 anos. Ter-se-iam mutuamente influenciado? Não sei responder, com rigor.
Pelo menos, as suas obras têm alguma afinidade estilística, sobretudo a nível de retratos e representação de figuras humanas. Com uma forte e impressiva pincelada que sugere alguma agressividade subjacente.


Dos três, é Sutherland quem se dispersa por mais aspectos artísticos: gravura, vidro, tecido e pintura naturalmente, e em que o retrato tem um papel preponderante. São conhecidos os magníficos retratos do escritor Somerset Maugham (aqui representado por um desenho preparatório) e do crítico de arte Kenneth Clark. De grande qualidade era também o seu trabalho sobre W. Churchill, encomenda de um grupo de personalidades, e que o político - de gosto artístico excessivamente conservador - por não ter gostado, terá consentido que viesse a ser destruído pela Esposa (este facto foi registado em poste do Arpose, a 28/1/2018: Curiosidades 68).


4 comentários:

  1. Não conhecia este pintor e gostei sobretudo do retrato de Somerset Maugham. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O retrato de Churchill, de que há imagens, também era muito bom.
      Uma boa noite.

      Eliminar
  2. Admiro as mãos hábeis que pintam pessoas e quadros. É um dom fascinante e maravilhoso que, muitos por muito que estudem nunca conseguem a perfeição que têm aqueles que nascem com esse dom

    Gostei do seu blogue. Fiquei seguidor

    Uma feliz semana Santa

    ResponderEliminar