quinta-feira, 8 de junho de 2023

Viajar, conhecer



Uma das formas de progresso, até pelo suceder das gerações é, do meu ponto de vista, alargar os horizontes e o conhecimento, bem como os estudos. As viagens têm nisto um papel importante. A minha mãe chegou a conhecer a Madeira e várias cidades de Espanha, na Galiza e do centro do país vizinho. O meu filho mais velho pôs os pés em países de três continentes. Eu fiquei-me pela Europa, mas a leste não fui para além da Alemanha. Lamento não ter ido nem à Itália, nem à Hungria, países que gostaria de ter conhecido, sendo agora já tarde para os vir a visitar. Nesse aspecto nunca fui muito ambicioso e nunca me deu para coleccionar países - creio que sempre fui excessivamente europeu, facto que talvez sirva de desculpa. Posso embora dizer que conheço um pouco da maneira de ser de, pelo menos, três povos da Europa, seus costumes e gastronomia. O que já não me parece mau e deve ser levado a benefício de inventário...

3 comentários:

  1. Eu gosto muito de viajar e, se pudesse, coleccionava continentes, países, cidades e aldeias (além de parcelas da Europa, já fui ao Brasil e E.U.A.). Mas também sou muito ocidental. Fora da Europa (sobretudo ocidental), só gostaria de conhecer melhor a América (toda) e a Oceânia.No Médio Oriente só se for Israel. Da Ásia só me atrai o Japão e o Tibete. Em África só se for a Tunísia - por causa das ruínas romanas (gosto muito da Antiguidade Clássica e de ruínas antigas). Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Ass. Margarida Elias :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É quase um mapa-mundo..:-)
      Da Europa, conheço razoavelmente a Alemanha, a Bélgica e a Inglaterra (sobretudo Londres). Mas das cidades antigas de Portugal, nunca fui a Pinhel, e tenho pena. O Oriente nunca me fascinou, não sei dizer porquê.
      Um bom feriado.

      Eliminar