quarta-feira, 7 de junho de 2023

Rir



Assim começa Le Rire, de Bergson (1859-1941), pela minha despreocupada tradução:



Que significa rir? Que há na base do risível? O que é que se pode encontrar de comum entre a careta de um palhaço, um jogo de palavras, um quiproquo de revista ligeira, uma cena de fina comédia? Que resultado nos dará a destilação da essência, sempre a mesma, à qual tantos produtos diversos emprestam ou o seu indiscreto odor ou o seu perfume delicado? Os maiores pensadores, desde Aristóteles, enfrentaram este pequeno problema, que se desnuda sob esse esforço, desliza e se escapa, volta a encobrir-se, impertinente desafio ousando a especulação filosófica. (...)

Nota pessoal: não sou muito dado a filosofias, mas esta é a minha obra predilecta de um dos meus pensadores de referência. Mesmo em coisas simples, Bergson faz pensar.

 

6 comentários:

  1. Tenho curiosidade em ler a obra em questão. Já estive para o fazer algumas vezes, mas no momento da escolho, opto por outra.
    Pelos vistos, tenho feito mal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha perspectiva, vale a pena lê-lo, não cansa.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Um tema de que gosto (e me faz lembrar O Nome da Rosa). Fico com a indicação do livro. Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. E é muito interessante.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  4. Li este livro nos anos 80, aconselhado por um amigo que era um indefetível de Bergson. Gostei imenso.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  5. E uma obra filosófica simples no estilo, mas clara e de qualidade.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar