sábado, 17 de junho de 2023

Apontamento 155: 17 de Junho de 1953

 


Neste dia, há 70 anos, houve uma revolta popular contra o regime instalado após a 2ª Guerra Mundial, na parte leste da Alemanha atribuída à URSS, e governada pelo partido SED.

A revolta foi reprimida, com tanques dos aliados da URSS, ficando adiada, durante longos anos, a reunificação da Alemanha.

Era pequena para me lembrar do acontecimento e porque os aparelhos de televisão não tinham até chegado a muitas casas nesse período difícil do pós-guerra na antiga BRD.

Contactei, em finais dos anos 90, na cidade de Coblença, com uma pessoa, formada, docente de um instituto universitário, e visivelmente convencida da sua origem dos territórios da antiga RDA, sem, no entanto, revelar o seu apoio partidário. Confesso a minha estranheza no contacto com a pessoa visada. Entre o sobranceiro, convencido e desconfiado, vá o diabo escolher, pois ela tentou limitar a entrada para a casa de uma familiar, usando o facto de possuir a chave da dita casa, embora com ordens expressas para servir apenas de intermediário no acesso.

Quanto ao que interessa, neste momento para o panorama político da Alemanha, tenho acompanhado, e como se deve calcular com imensa preocupação, o crescente apoio das populações da antiga RDA ao partido da direita chamado AFD.

E mais não digo, porque o juízo político nem sempre é linear. Remeto, no entanto, para uma notícia do dia de hoje:

https://www.tagesschau.de/wissen/forschung/volksaufstand-100.html

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Não sabia. Deve ter sido a primeira revolta na URSS pós 1945.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PARA MR:
      Até à Reunificação BRD/RDA o dia 17 Junho, dia da Unificação Alemã, era feriado nacional.

      Eliminar