sexta-feira, 2 de abril de 2021

Balanços



Termino, algo defraudado (excepto pela qualidade da escrita), a desfolhada de Lettres à Anne (Gallimard, 2016), nas suas 1.280 páginas. Mas de que é que eu estava à espera? Segredos do poder, confidências demasiado humanas, retratos inescapáveis de alguns homens públicos? Nada disso aparece, as cartas de François Miterrand são inócuas, quase diria, cuidadosas, talvez por precaução futura ou para não enfastiar a jovem enamorada (Anne Pingeot) com aspectos políticos ou com minudências burocráticas do estado. Inesperadamente, nem sequer encontrei referências a Mário Soares. E, quanto a Portugal, apenas aparece um curto apontamento favorável sobre o Porto (pg. 1116), no dia de S. João, de 1977.



Retive alguns sinais do gosto pessoal de ambos, ou de cada um, através de uma notação cinéfila: Les Parapluies de Cherbourg (Jacques Demy), na página 323. E quanto à música clássica as referências abundam. No que diz respeito à música ligeira, não consegui saber qual era a interpretação preferida da canção Anyone who had a heart (Cilla Black?, Dionne Warwick?, Dusty Springfield?). Resta-me a consolação indubitável de que Je chante pour passer le temps, poema de Aragon, refere certamente a versão de Léo Ferré, que aqui fica.




4 comentários:

  1. Já estive com o livro nas mãos e procurei referências a Mário Soares e a Portugal. E estranhamente só vi essa de que fala. Estranhamente porque ele veio muitas vezes a Portugal, uma das quais (a primeira?) pouco tempo após o 25 de Abril... Não enviou nenhum postalinho a Anne.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aparentemente, não. E sobre o 25 de Abril, nada. No entanto, e também do Porto ("quartier typique", pg. 1056), a 3/7/74, há un postal dizendo apenas: "Pour toi."
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Ainda estou a ler:-)
    Num livro que me emprestaram, possivelmente o das conversas com M. Duras ele revela conhecer os portugueses, mas não lhe sei precisar se seria este, porque li de seguida um conjunto de livros de e sobre François Mitterrand.
    Desejo-lhe um bom feriado.
    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos votos, que retribuo.
      A verdade é que este livro não sai fora dos "conformes". Ainda assim, desejo-lhe a continuação de uma boa leitura.
      Boa tarde.

      Eliminar