domingo, 10 de junho de 2018

Divagações 130


Andaram-me pelos olhos e pelas mãos três livros de poesia deste século, ultimamente. Um, em releitura, que, se não fosse o posfácio de Eugénio de Andrade, não se salvava de todo. Os outros dois deixaram-me um desconforto frio, sobretudo pela arquitectura pobre sobre que foram construidos.
Também hoje se usa, na prosa, o recurso forçado à ficção autobiográfica, bem como prosear à custa de glosar clássicos ou autores já firmemente ancorados nas histórias literárias. Na poesia, é o excesso ao quotidiano que, se poderá atrair um incauto e pouco experiente leitor pelo realismo dos cenários, não deixa de ser um artifício bem mediocre. Que não permite que o poema suba às alturas, sacrificando-o à vulgaridade mais banal.

Li, algures, que, em França, cerca de 1/3 da tiragem dos livros publicados acabam guilhotinados. Será que voltamos ao terror e ao lixo? E quem subsidia estas editoras incontinentes? Será a Banca? Que depois pede ajudas ao Estado, para não se afundar?
Mal ou bem, acabamos sempre por ser envolvidos.

4 comentários:

  1. A LEYA quando adquiriu a ASA permitiu-se guilhotinar EDIÇÕES DE LUXO !
    Considero um crime cultural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dessa não sabia eu, mas tive conhecimento que, na "Caminho", quando esta foi absorvida pela "Porto Editora", foram guilhotinados Saramago, Maria Velho da Costa... É uma lógica que me escapa! Embora eles digam que é para poupar no espaço de armazenamento!??...

      Eliminar
  2. Durante mais de uma década trabalhei numa editora e tenho conhecimento dessa prática, embora nunca tenha assistido, segundo me contaram primeiro lançavam uns baldes de tinta, depois eram guilhotinados, perante um representante oficial e depois abatia-se nos impostos. Pessoa amiga conseguiu salvar uns livros condenados que me interessavam muito e apesar de já terem tinta, paguei-os, feliz, de acordo com as regras.
    Lamento saber que no país da célebre guilhotina isso suceda, no entanto continuo a gostar bastante deles, porque continuam a publicar quase tudo em Poche/bolso a preços convidativos e depois há sempre o livro de "occasion" a preços ainda melhores para o leitor, a conviverem lado a lado com o novo (isto na cadeia livreira Gibert Joseph).
    Muito boa tarde e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro livro que comprei de Eugénio de Andrade (Antologia, da Delfos, 1961), em 1966, num alfarrabista lisboeta, tinha umas linhas de tinta roxa na sobrecapa e nalgumas páginas interiores (4 ou 5), que seriam, talvez, de inutilização para venda. Mas nessa altura ainda livrarias e editoras, que se prezassem, tinham fundos antigos preciosos... Hoje, o livro é mera mercadoria, e assim é tratado. Por outro lado publica-se muita porcaria, que nunca deveria ser editada.
      Uma boa noite e um bom início de semana.

      Eliminar