segunda-feira, 18 de junho de 2018

Pinacoteca Pessoal 136


Nascido em Adelaide (Austrália), de pais ingleses, Henry Lamb (1883-1960) cursou Medicina na Grã-Bretanha, mas cedo abandonou a faculdade para frequentar uma escola de Belas-Artes, em Londres, dirigida pelo pintor inglês Augustus John. Mais tarde, por volta de 1907, viajou para Paris para desenvolver os seus conhecimentos e a sua arte.


Dessa estadia em França, trouxe memórias visuais de ter assistido a parte da agonia trágica de uma camponesa (Madame Favennec), atingida por um cancro da garganta, que lhe permitiram, mais tarde (1909/1911), pintar a tela Death of a Peasant (Tate Gallery), cujo expresso dramatismo lhe grangeou, quase  de imediato, reconhecido merecimento nos meios artísticos ingleses.


Mobilizado no decurso da I Grande Guerra, não deixou de pintar algumas cenas de retaguarda e expressivos retratos, temática em que era exímio. Ainda hoje o retrato de Lytton Strachey é considerado dos mais fidedignos e singular, até pelo  enquadramento na pintura, do escritor britânico. 

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Quem me dera...
      A minha "pinacoteca" é modesta: Pedro Chorão, Angelo de Sousa, Augusto Gomes, Júlio de Sousa, Armando Alves e pouco mais.

      Eliminar
  2. E reparei que tem uma bela pinacoteca - com um Angelo de Sousa :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem obras figurativas muito interessantes.
      Se tiver tempo e pachorra, poderá ler a história de como eu fiquei com o quadro de Angelo de Sousa. Contei-a em "Três Andamentos", no Arpose, num poste de 3/4/2011.
      Boa noite.

      Eliminar
  3. Vou ver o post...
    Curiosidade...

    Ando por aqui a por a leitura em dia...

    ResponderEliminar