quarta-feira, 4 de abril de 2018

Uma fotografia, de vez em quando... (105)


Não tenho nada contra a fotografia a cores, mas, do ponto de vista artístico, talvez por mero capricho pessoal e subjectivo, prefiro-a a preto e branco. No seu despojamento desabriga-se assim, em grande parte, dos eventuais rodriguinhos que perturbam, muitas vezes, a arte mais autêntica, quando a cor a vem decorar e, muitas vezes, ornamentar, nem sempre da melhor forma estética.
Daí, nesta temática específica do Blogue, eu privilegiar os artífices do preto e branco. Mas abro excepções, como agora, referindo uma exposição da Hayward Gallery (Londres), que decorre até 22 de Abril, do talentoso fotógrafo alemão Andreas Gursky (1955) e que inclui 68 fotografias.



Seleccionei apenas instantâneos de paisagens, em que o ser humano não aparece. Mas Gursky não os exclui dos seus trabalhos, embora os retrate, normalmente, em colectivo, parecendo evitar a pose individual e muito próxima. E privilegiando aquilo que um crítico denominou, à falta de melhor caracterização, de "autocratismo abstracto".
Artista exigente, com preocupações políticas de defesa do ambiente e grande desconfiança em relação à globalização, a sua obra é reconhecida por um estilo de grande rigor e exigência, onde talvez se possa inserir o facto de, em média, produzir apenas oito fotografias por ano.
Andreas Gursky é professor na Kunstakademie de Düsseldorf.



À guisa de localização, posso adiantar que a primeira fotografia se intitula Rhein II, a segunda foi captada na Inglaterra, e a última  tirada no Bahrain.

7 comentários:

  1. Gostei imenso, principalmente da primeira, segunda e terceira. Não conheço este fotógrafo.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez o pleno, portanto..:-)
      Uma boa noite!

      Eliminar
    2. A última imagem são duas fotos, ou não? Não gosto muito da última em qu se vê o que parece ser uma construção.
      Bom dia!

      Eliminar
    3. São duas fotos, mas creio que terão sido emulduradas em conjunto.
      Bom dia!

      Eliminar
    4. Errata:
      onde escrevi "emulduradas", queria escrever: emolduradas.

      Eliminar