sexta-feira, 29 de junho de 2012

Memória 71 : Confluências

Giacomo Leopardi nasceu a 29 de Junho de 1798 e Vittorio Gassman faleceu neste mesmo dia, no ano de 2000. Ambos italianos, já aqui confluiram num poste, em 16 de Abril de 2012, em que Gassman diz o poema " A Silvia". Das mais conhecidas e difundidas obras de Leopardi, "L' Infinito", deu-nos Pedro da Silveira (1922-2003) uma belíssima versão, em português, que se transcreve, em seguida:

O Infinito

Sempre caro me foi este ermo outeiro,
e esta espessura, que por tanta parte
do mais longe horizonte o ver me impede.
Mas sentado e olhando, intermináveis
espaços além dela, sobre-humanos
silêncios, e fundíssima quietude
na mente eu imagino; até que quase
o coração se assusta. E quando o vento
ouço bulir entre as ramagens, esse
infinito silêncio a esta voz 
vou comparando: e considero o eterno,
mais as mortas idades, e a presente
e viva, e sua voz. Assim entre esta
imensidade o meu pensar soçobra:
e o naufrágio me é doce neste mar.

2 comentários: